Skip to main content

A candidata à presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo pela Coligação PSD/CDS-PP, Luísa Barcelos, garantiu hoje “a criação de uma equipa de nadadores-salvadores para vigilância fora do período da época balnear na Silveira, dada a necessidade de segurança e a elevada utilização que aquela zona tem, durante todo o ano”.

“Recuperamos assim uma proposta que foi apresentada pela concelhia angrense do PSD em novembro passado, mas que não foi acatada pelo Município, pelo que nos comprometemos a levá-la a cabo, no âmbito do próximo Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo”, adiantou a social-democrata.

“Trata-se de um projeto-piloto, visando assegurar a vigilância daquela zona balnear durante todo o ano, pois é uma das mais frequentadas do concelho e a mais próxima do centro de Angra do Heroísmo”, disse Luísa Barcelos, que já tornou pública a vontade de criar duas novas zonas balneares, “na Fajã do Ficher, freguesia da Feteira, e no Fanal, freguesia de São Pedro, mais uma que é mesmo junto ao nosso centro histórico”, referiu.

“Consideramos que estas medidas vão mitigar a sazonalidade do turismo no concelho, uma vez que os banhistas do ano inteiro são um grupo crescente, sendo que as nossas águas são apetecíveis também para quem nos visita, de verão e de inverno, como bem diz o nosso povo”, acrescentou a candidata pela Coligação PSD/CDS-PP.

Relativamente aos nadadores salvadores, “um assunto que, ano após ano, se mostra sem uma solução completamente sustentada, concordamos que o Município seja parceiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo no programa que promove o recrutamento daqueles elementos, que são essenciais à segurança nas zonas balneares”, avançou.

“Contudo, a Câmara Municipal não se deve desresponsabilizar pelo protocolo que assegura o seu pagamento, por parte dos Bombeiros Voluntários, devendo fazer tudo para que o acordo que está firmado seja integralmente cumprido”, concluiu Luísa Barcelos.