4 de Setembro de 2019

Com papas e bolos… – Opinião de António Almeida

«Para reduzir os rateios a Secretaria da Agricultura resolveu baixar as ajudas unitárias aos agricultores em diversas fileiras e assim fazer de conta que, com o mesmo montante total distribui dinheiro por mais agricultores»
3 de Setembro de 2019

Aeroporto da Horta: a política do entretenimento – Opinião de Carlos Ferreira

" No processo de renegociação do contrato de serviço aeroportuário celebrado entre o Estado e a ANA, concluído em janeiro de 2019, a ampliação do aeroporto da Horta não foi incluída, repetindo-se o erro de 2012, mas agora com outros protagonistas, precisamente aqueles que tanto criticaram os anteriores."
29 de Agosto de 2019

Termas do Varadouro: um exemplo de como se puxa o Faial para baixo – Opinião de Luís Garcia

"Hoje, para descanso de alguns, não escreverei sobre acessibilidades ou sobre o aeroporto (não porque infelizmente não existam razões para tal!) mas, em semana das Festas do Varadouro, decidi abordar a requalificação das Termas ali situadas. Quem se deslocar ao recinto principal onde decorrerão aquelas festas verificará, em mais um ano, o estado de abandono das Termas do Varadouro e não deixará de se interrogar sobre as razões desta triste realidade."
17 de Agosto de 2019

A execução do plano de 2018 – Opinião de Luís Garcia

"Há dias recebi no meu email o relatório anual de execução do plano regional de investimentos relativo ao ano de 2018. Naturalmente que fui verificar a taxa de execução global e a dos principais investimentos previstos para o Faial naquele ano e constatei, mais uma vez, dois factos. Em primeiro lugar, que o papel aceita tudo, pois a diferença entre aquilo que se escreveu naquele documento e aquilo que foi feito é enorme."
1 de Agosto de 2019

Porque é urgente construir a segunda fase da Variante – Opinião de Luís Garcia

«A estratégia eleitoral parece ser a de ir paulatinamente esvaziando as justas e antigas reivindicações desta Terra, empurrando-as para a frente e fugindo aos compromissos assumidos. Fizeram-no com a ampliação da pista do aeroporto remetendo-a para um Plano Nacional de Investimentos 2030 e agora querem fazer algo semelhante com a Variante prometendo-a para depois de 2021, e deixando-a dependente de um quadro de financiamento que ainda se desconhece.»
31 de Julho de 2019

Agricultor. Profissão sem férias – Opinião de António Almeida

« Estamos em tempo de férias. Quase toda a gente procura os meses de calor para usufruir de uns quantos dias de bem-estar, preferencialmente, e quando possível, fazendo uma viagem, mudando de ares para recuperar forças para um novo recomeço de trabalho. Por alguma razão as férias existem e são um direito. Então porque razão os agricultores, de forma especial os produtores de leite não têm férias? »
24 de Julho de 2019

Competir com os grandes e baratos – Opinião de António Almeida

«No caso dos Açores os produtos verdadeiramente certificados são em número muito reduzido, principalmente no caso dos lácteos e da carne de bovino, o que deixa a região numa posição frágil com o embate das importações dos países do Mercosul, principalmente se o fator preço for determinante.»
5 de Julho de 2019

Bluff – Opinião de João Bruto da Costa

«Apesar de todos saberem que a guerrilha entre Bloco de Esquerda e PS é teatro de dissimulada intenção, todos embarcam numa divergência a fingir, destinada a arranjar para um os votos à esquerda e para outro os votos ao centro.»
4 de Julho de 2019

Uma visita sem soluções e o Triângulo – Opinião de Luís Garcia

«A desorientação é de tal ordem que a Secretária dos Transportes afirmou na Comissão de Economia que vamos estar sempre dependentes da “boa vontade dos pilotos”. Como é possível que a mobilidade dos faialenses e dos picoenses, ou de quaisquer outros açorianos, possa estar dependente da boa vontade dos pilotos!?»
28 de Junho de 2019

Flores. Homem e Natureza têm que se entender – Opinião de António Almeida

«Em visita à ilha das Flores, uma ilha encantada pela paisagem e procurada por turistas muito especiais, pode facilmente reconhecer-se as vantagens, mas também os erros sucessivos nas políticas agrícolas, quase que, “obrigando” a produzir o que os agricultores não queriam.»
24 de Junho de 2019

Demo-quê? – Opinião de João Bruto da Costa

«Uma pessoa minimamente sã, de princípios e racionalidade, não pode compreender que, perante o desastre de 2019 que está a ser o início da operação de transportes nos Açores, não tenha já caído o governo.»
24 de Junho de 2019

Corvo natural e agro rural – Opinião de António Almeida

«Há pastos, trilhos e atalhos, erva e mato, vacas e lavradores, palheiros, turistas e admiradores. Mas parece não haver um rumo que ajude todos a olhar para um desenvolvimento sustentável, diferente de uma cópia de qualquer outro lugar do mundo.»
11 de Junho de 2019

Voto negociado – Opinião de João Bruto da Costa

«Tornar o direito/dever de votar num negócio é um estímulo ao egoísmo, ao caciquismo e uma forma de institucionalizar o voto comprado. Já todos imaginamos as campanhas que se seguem, à boca pequena ou na relação de poder existente nos Açores: “vem votar, olha que podes vir a ganhar com isso...”.»
3 de Junho de 2019

Sem mérito – Opinião de João Bruto da Costa

«O facto político mais relevante é a euforia dos vencedores numa votação em que 81 % dos eleitores não participou nas eleições. Os festejos e outros êxtases com 8% dos eleitores inscritos, serão vitórias de Pirro, mas sem glória nem méritos.»
29 de Maio de 2019

Comunhão – Opinião de João Bruto da Costa

«Em dia de feriado na maior cidade dos Açores, pensamos em como a devoção ao Senhor Santo Cristo extravasa em larga escala o território do município, da ilha, da região ou do país. É um viver universal que une os açorianos crentes e não crentes.»