18 de Outubro de 2023

Saúde. PSD realça trabalho do Governo da Coligação em prol dos utentes açorianos

A deputada do PSD/Açores Ana Quental realçou hoje “o trabalho que está a ser efetuado pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) em prol dos utentes do arquipélago” e “face à pesada herança deixada no setor da Saúde pelos executivos socialistas”.
21 de Fevereiro de 2020

O seu a seu dono – Opinião de Mónica Seidi

«Constatou-se que doentes de várias ilhas esperavam pagamentos das diárias desde o último trimestre de 2018, situação que inviabilizou deslocações subsequentes dos mesmos por falta de recursos financeiros próprios, uma vez que não tinham possibilidades de adiantar os custos inerentes à sua deslocação.»
20 de Fevereiro de 2020

À espera de uma cirurgia – Opinião de Carlos Ferreira

«Para percebermos a dimensão do problema, isto significa que açorianos em número superior a toda a população da ilha Graciosa, ou das Flores, ou dez vezes a população do Corvo, esperam, ou melhor, desesperam, há mais de um ano e meio, pela cirurgia que lhes foi indicada e que precisam de fazer.»
20 de Fevereiro de 2020

Desligar as ajudas da produção? – Opinião de António Almeida

«Discutem-se subsídios. Não se discutem políticas sectoriais. Discute-se como produzir mais e não como produzir diferente. Discute-se como apoiar um produto para que esteja mais barato no mercado e não encontrar um mercado que valorize o produto, ou um produto adequado para um mercado de maior valor.»
15 de Janeiro de 2020

Ao cuidado de 2020-PICO – Opinião de Marco Costa

" De ano para ano, à medida que a iniciativa privada do Pico vai fazendo seu o trabalho para aumentar e melhor a oferta para os locais e para que nos visita, o Governo responde com ligações aéreas a menos, com lugares disponíveis a menos, com bloqueios a mais, com cancelamentos e com problemas operacionais a mais. "
7 de Janeiro de 2020

A SATA é o espelho da governação dos Açores – Opinião de Carlos Ferreira

" Mas o caos que se instalou nos transportes aéreos por altura do Natal e a situação dramática que viveram centenas de famílias, sem saberem se os seus filhos, pais ou outros familiares chegariam a tempo de passar a noite de Natal, fazem do assunto um tema obrigatório. "
13 de Novembro de 2019

Desiguais – Opinião de Carlos Ferreira

" Apesar de mais de 4,5 mil milhões de euros de fundos comunitários - que dariam para construir 214 vezes o bloco C do Hospital da Horta, fazer 128 obras de ampliação do aeroporto da Horta ao valor de 35 milhões de euros cada uma, ou pagar durante 128 anos a renda das SCUT ao preço de 35 milhões de euros previsto para 2020 – as desigualdades sociais continuam a aumentar na nossa região. "
8 de Novembro de 2019

Medo das negociações da PAC – Opinião de António Almeida

«Os Açores, sem deputados da Região no Parlamento Europeu, e com a obrigação emanada pela Comissão Europeia na elaboração do Plano Estratégico Nacional da Política Agrícola Comum, não podem demitir-se, nem o Governo dos Açores pode aceitar que as decisões relativas à elaboração da política agrícola nos Açores sejam assunto do Governo da República na sua responsabilidade de representação do Estado Membro na União Europeia.»
29 de Outubro de 2019

Os Óscares da Lavoura – Opinião de António Almeida

«Só faltou mesmo entregar o Óscar de “Como Estragar Um Debate” a Vasco Cordeiro e o Óscar de “Como Chorar Sobre o Leite Derramado” a João Ponte.»
24 de Outubro de 2019

Porto da Horta. Estudo arrancado a ferros! – Opinião de Luís Garcia

«A mim conforta-me a consciência tranquila de sempre ter defendido um estudo às atuais condições de agitação marítima no nosso porto. Afinal era e é uma questão de bom senso. Característica que cada vez mais escasseia nesta governação. Devido a esta incompreensível teimosia o investimento no porto da Horta foi adiado, pelo menos, duas legislaturas! Será que era esse o objetivo?»
4 de Setembro de 2019

Com papas e bolos… – Opinião de António Almeida

«Para reduzir os rateios a Secretaria da Agricultura resolveu baixar as ajudas unitárias aos agricultores em diversas fileiras e assim fazer de conta que, com o mesmo montante total distribui dinheiro por mais agricultores»
3 de Setembro de 2019

Aeroporto da Horta: a política do entretenimento – Opinião de Carlos Ferreira

" No processo de renegociação do contrato de serviço aeroportuário celebrado entre o Estado e a ANA, concluído em janeiro de 2019, a ampliação do aeroporto da Horta não foi incluída, repetindo-se o erro de 2012, mas agora com outros protagonistas, precisamente aqueles que tanto criticaram os anteriores."
29 de Agosto de 2019

Termas do Varadouro: um exemplo de como se puxa o Faial para baixo – Opinião de Luís Garcia

"Hoje, para descanso de alguns, não escreverei sobre acessibilidades ou sobre o aeroporto (não porque infelizmente não existam razões para tal!) mas, em semana das Festas do Varadouro, decidi abordar a requalificação das Termas ali situadas. Quem se deslocar ao recinto principal onde decorrerão aquelas festas verificará, em mais um ano, o estado de abandono das Termas do Varadouro e não deixará de se interrogar sobre as razões desta triste realidade."
17 de Agosto de 2019

A execução do plano de 2018 – Opinião de Luís Garcia

"Há dias recebi no meu email o relatório anual de execução do plano regional de investimentos relativo ao ano de 2018. Naturalmente que fui verificar a taxa de execução global e a dos principais investimentos previstos para o Faial naquele ano e constatei, mais uma vez, dois factos. Em primeiro lugar, que o papel aceita tudo, pois a diferença entre aquilo que se escreveu naquele documento e aquilo que foi feito é enorme."
1 de Agosto de 2019

Porque é urgente construir a segunda fase da Variante – Opinião de Luís Garcia

«A estratégia eleitoral parece ser a de ir paulatinamente esvaziando as justas e antigas reivindicações desta Terra, empurrando-as para a frente e fugindo aos compromissos assumidos. Fizeram-no com a ampliação da pista do aeroporto remetendo-a para um Plano Nacional de Investimentos 2030 e agora querem fazer algo semelhante com a Variante prometendo-a para depois de 2021, e deixando-a dependente de um quadro de financiamento que ainda se desconhece.»