5 de Julho de 2019

Bluff – Opinião de João Bruto da Costa

«Apesar de todos saberem que a guerrilha entre Bloco de Esquerda e PS é teatro de dissimulada intenção, todos embarcam numa divergência a fingir, destinada a arranjar para um os votos à esquerda e para outro os votos ao centro.»
4 de Julho de 2019

Uma visita sem soluções e o Triângulo – Opinião de Luís Garcia

«A desorientação é de tal ordem que a Secretária dos Transportes afirmou na Comissão de Economia que vamos estar sempre dependentes da “boa vontade dos pilotos”. Como é possível que a mobilidade dos faialenses e dos picoenses, ou de quaisquer outros açorianos, possa estar dependente da boa vontade dos pilotos!?»
28 de Junho de 2019

Flores. Homem e Natureza têm que se entender – Opinião de António Almeida

«Em visita à ilha das Flores, uma ilha encantada pela paisagem e procurada por turistas muito especiais, pode facilmente reconhecer-se as vantagens, mas também os erros sucessivos nas políticas agrícolas, quase que, “obrigando” a produzir o que os agricultores não queriam.»
24 de Junho de 2019

Demo-quê? – Opinião de João Bruto da Costa

«Uma pessoa minimamente sã, de princípios e racionalidade, não pode compreender que, perante o desastre de 2019 que está a ser o início da operação de transportes nos Açores, não tenha já caído o governo.»
24 de Junho de 2019

Corvo natural e agro rural – Opinião de António Almeida

«Há pastos, trilhos e atalhos, erva e mato, vacas e lavradores, palheiros, turistas e admiradores. Mas parece não haver um rumo que ajude todos a olhar para um desenvolvimento sustentável, diferente de uma cópia de qualquer outro lugar do mundo.»
11 de Junho de 2019

Voto negociado – Opinião de João Bruto da Costa

«Tornar o direito/dever de votar num negócio é um estímulo ao egoísmo, ao caciquismo e uma forma de institucionalizar o voto comprado. Já todos imaginamos as campanhas que se seguem, à boca pequena ou na relação de poder existente nos Açores: “vem votar, olha que podes vir a ganhar com isso...”.»
3 de Junho de 2019

Sem mérito – Opinião de João Bruto da Costa

«O facto político mais relevante é a euforia dos vencedores numa votação em que 81 % dos eleitores não participou nas eleições. Os festejos e outros êxtases com 8% dos eleitores inscritos, serão vitórias de Pirro, mas sem glória nem méritos.»
29 de Maio de 2019

Comunhão – Opinião de João Bruto da Costa

«Em dia de feriado na maior cidade dos Açores, pensamos em como a devoção ao Senhor Santo Cristo extravasa em larga escala o território do município, da ilha, da região ou do país. É um viver universal que une os açorianos crentes e não crentes.»
23 de Maio de 2019

A distância entre o discurso e a realidade – Opinião de Luís Garcia

«Em 2012, no seu manifesto eleitoral do Faial, o PS e Vasco Cordeiro prometeram “promover a instalação do Parque Empresarial para empresas ligadas ao aproveitamento dos recursos do mar”. Estamos em 2019 e ainda aguardamos o cumprimento desta promessa!»
23 de Maio de 2019

Azedo – Opinião de João Bruto da Costa

«Se o estudo foi feito, e acreditamos que sim, o Governo não o tornou público e estará arrumado na gaveta dos “estudos que não convém divulgar”. Entretanto o leite vai azedando e, tal como o Governo, só servirá para um subproduto de menor qualidade.»
13 de Maio de 2019

Especialistas – Opinião de João Bruto da Costa

«Gerar o maior prejuízo nos 75 anos da história da empresa e declarar a sua insustentabilidade só pode significar que os socialistas desistiram da SATA. Devem estar à espera de Bruxelas, tal como já sugeriam em 2015. Afinal, os resgates são outra das suas especialidades.»
26 de Abril de 2019

Aeroporto da Horta. Oportunidades que se vão perdendo – Opinião de Luís Garcia

«Continuamos, apesar das insistências e do tempo decorrido, sem saber o que vai ser feito e sem perceber o que quer dizer aquela narrativa, que inclusivamente não foi clarificada nas declarações proferidas por Carlos César na recente visita ao Faial.»
16 de Abril de 2019

Conto de Páscoa – Opinião de João Bruto da Costa

«Na passada semana, a geringonça socialista/comunista engoliu um sapo do tamanho de um paquete com 126 metros e a custar 70 milhões de euros. Foi bonito de ver e até Carla Bruni ajudou no repasto, com a hipocrisia estampada na cara de socialistas com a ressurreição dos Estaleiros. Só podia acontecer em vésperas da Páscoa.»
7 de Abril de 2019

Isolamento – Opinião de João Bruto da Costa

«Queixam-se empresários, desportistas, doentes e todos quantos passam pela experiência de não encontrar alternativas. São anos de incompreensão para com uma ilha que só pode desenvolver-se se quebrar as barreiras do isolamento.»
28 de Março de 2019

Claro como água – Opinião de Luís Garcia

«Ao mesmo tempo que o Governo jura que a solução apresentada é a melhor e que vai avançar, a Portos dos Açores vai instalar uma bóia ondógrafo no interior da baía [da Horta] para estudar a agitação marítima. E as obras no mar vão começar sem se conhecerem esses resultados e sem se esclarecerem estas dúvidas?»