O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado destacou hoje “o pagamento a fornecedores 48 dias mais cedo do que em 2020, revelando assim a seriedade e responsabilidade com que o Governo da Coligação (PSD, CDS, PPM) trata o setor empresarial da Região”.
O parlamentar social-democrata reagiu assim à divulgação da Direção-Geral do Orçamento dos dados da execução orçamental referente ao mês de janeiro de 2025.
“Tais dados contrariam a narrativa do Partido Socialista no que aos pagamentos da Região dizem respeito”, afirmou, salvaguardando que “o prazo médio de pagamentos a fornecedores assinala uma melhoria nos últimos dois trimestres de 2024, em cerca de 18 de dias”.
“Já em dezembro de 2020, o prazo pontuava-se nos 156 dias passando para 130 em dezembro de 2021, fixado em 126 em dezembro de 2022”, recordou Joaquim Machado.
Além disso, sublinhou o parlamentar social-democrata, “a Região registou uma melhoria de 59 milhões de euros de saldo orçamental em relação ao período homólogo, passando de -37,6 milhões de euros em 2024, para 21,4 milhões de euros em 2025”.
Para o deputado do PSD/Açores, “os indicadores da atividade económica da Região estão a crescer há 44 meses consecutivos, enquanto o indicador do consumo privado está a subir há 46 meses consecutivos”.
Acresce ainda a subida do ‘rating’ da Região pela primeira vez desde 2019, recordou, sublinhando que o crescimento do PIB se mantém acima do verificado a nível nacional, a par do comportamento muito bom das taxas de inflação e do desemprego, esta última, “a mais baixa da última década”.
Ou seja, “no seu conjunto, todos estes dados revelam que as medidas adotadas pelo Governo liderado por José Manuel Bolieiro são as corretas e têm vindo a surtir resultados muito positivos para os açorianos”, concluiu.