Skip to main content

A vice-presidente do Grupo Parlamentar PSD/Açores, Sabrina Furtado, acentuou quarta-feira que o novo Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho da Administração Pública e Regional dos Açores (SIADAPRA) “é mais eficaz e traz mais valorização das carreiras”.

A parlamentar social-democrata falava no debate da iniciativa do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP, PPM) que procede à revisão do diploma, com vista à adaptação do sistema nacional às especificidades da Região.

“O que se pretende com estas alterações é que haja mais incentivo, mais eficácia, eficiência e qualidade na prestação de serviços da Administração Pública Regional”, disse.

“Este executivo aposta na valorização das carreiras, na valorização de cada trabalhador e a progressão mais célere e justa nas carreiras”, vincou.

De acordo com Sabrina Furtado, as principais alterações verificadas no diploma aprovado por maioria no Parlamento Regional “dizem respeito especificamente à periodicidade das avaliações que passa de bianual para anual”.

A vice-presidente da bancada do PSD/Açores salientou ainda que na Região “não existem quotas nas avaliações, havendo a possibilidade de majoração nos graus de avaliação no que toca às férias do trabalhador, caso o seu desempenho corresponda às expectativas no ano seguinte”.

Segundo a parlamentar social-democrata, “os procedimentos deixam de ser estritamente confidenciais, com mais alguns pormenores muito específicos deste sistema, cuja aplicação é bastante minuciosa”.

“Nos Açores, ao contrário do Continente, os trabalhadores atingem e conseguem fazer a progressão na carreira com seis pontos, enquanto o SIADAP impõe oito pontos no Continente”, concluiu.