Skip to main content

A Comissão Política Regional do PSD/Açores, reunida a 10 de Março de 2025, deliberou tornar público o seguinte:

  1. A Comissão Política Regional do PSD/Açores analisou a situação política nacional e lamenta a crise política artificial, criada pelos partidos da oposição, que olham mais para o seu interesse do que para os interesses do país e dos portugueses.

    O Governo da República liderado por Luís Montenegro, dispondo de uma maioria relativa na Assembleia da República, tem tomado medidas decisivas para o desenvolvimento do país, como revelam os dados relativos ao crescimento da economia e à diminuição do desemprego e enfrentou com coragem política a resolução de problemas que se arrastavam há anos, em consequência da governação da responsabilidade do PS.

    O país precisa de estabilidade política, porque vivemos crises globais no plano externo, com inevitáveis reflexos na economia portuguesa.

  1. Uma crise política nacional afeta o desenvolvimento dos Açores e atrasará o cumprimento de compromissos assumidos pelo Governo da República e que são essenciais para o desenvolvimento dos Açores.
  1. A Comissão Política Regional do PSD/Açores destaca o cumprimento por parte do Governo da República e do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, de um conjunto de compromissos relativos aos Açores, designadamente, o pagamento da comparticipação nas obras de recuperação dos estragos causados pelo furacão Lorenzo; o apoio firme na comparticipação em 85% dos custos da recuperação do Hospital do Divino Espírito Santo; a alteração do regime do subsídio social de mobilidade, com a redução para 119 euros do valor a pagar pelos passageiros em geral, 89 euros para os estudantes nas deslocações aéreas para o território nacional continental e 79 euros nas viagens para a Madeira; o pagamento pelo Governo da República de cerca 15 milhões de euros relativos aos rateios do POSEI aos agricultores açorianos e a disponibilidade para compensar os pescadores açorianos no âmbito da implementação das áreas marinhas protegidas.
  1. A Comissão Política Regional do PSD/Açores enaltece o percurso do Governo Regional dos Açores, liderado pelo Presidente José Manuel Bolieiro, cujo projeto de governação dos Açores, sufragado nas urnas pelos açorianos, assegura o desenvolvimento harmónico dos Açores, garantindo que nenhuma ilha fique para trás no processo de desenvolvimento regional.

    O desenvolvimento harmónico dos Açores é património político da governação da responsabilidade do PSD, tanto nos primeiros anos de Autonomia, como nos últimos quatro anos, com os governos de coligação com o CDS e o PPM.

    O Presidente José Manuel Bolieiro é um referencial de estabilidade nos Açores e no país e o Governo Regional por ele presidido tem adoptado políticas que permitem que os indicadores da atividade económica da Região estejam a crescer há 44 meses consecutivos, o indicador do consumo privado tem subido há 46 meses consecutivos, o crescimento do PIB mantém-se acima do verificado a nível nacional e o desemprego regista o valor mais baixo da última década, sendo que população empregada é a maior de sempre.

  1. O PSD/Açores não deseja a realização de eleições antecipadas para a Assembleia da República, mas não teme eleições, permitindo aos portugueses e aos açorianos avaliarem o Governo do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro e a defesa dos interesses dos Açores.

    Em caso de eleições antecipadas, o objetivo do PSD/Açores é liderar um projeto político vencedor nos Açores, que assegure credibilidade na representação dos açorianos e permita a formação de uma maioria estável de governação do país, na reafirmação da defesa intransigente dos interesses dos Açores.