O PSD/Terceira criticou hoje “as mentiras descaradas e a falta de sentido crítico construtivo” do líder regional socialista no que respeita ao Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), “nomeadamente sobre a aquisição de equipamentos de hemodinâmica, que ainda se encontra em fase de auscultação de mercado, e que Francisco César diz já terem sido comprados”.
“Numa clara ânsia de protagonismo próprio, Francisco César falta à verdade relativamente a um setor fundamental como é a Saúde. Com a agravante de ter utilizado umas jornadas parlamentares na ilha de São Jorge para se referir ao HSEIT, numa evidente tentativa de trica partidária”, avançam.
“Os terceirenses não esquecem que aquela unidade hospitalar tinha, desde 2012, os equipamentos instalados para o serviço de Radioterapia, mas sem funcionamento, enquanto os Governos de maioria absoluta socialista ziguezagueavam num processo de avanços e recursos, com prejuízo para a saúde e bem-estar dos utentes”, apontam os social-democratas.
Com efeito, “só em setembro de 2021, prosseguindo uma necessidade e uma reivindicação do HSEIT, foi o Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro a avançar com o funcionamento do serviço de Radioterapia, num valoroso préstimo à saúde dos doentes oncológicos dos Açores”.
“Do líder do maior partido da oposição esperava-se um sentido crítico construtivo e direcionado para a solução mas, mais uma vez, Francisco César mostra estar a gerir um Partido Socialista desnorteado nas suas abordagens, alheado da realidade dos factos e desvirtuado do necessário contato com a população”, afirmam.
“Aquele serviço já teve mais de 10 mil tratamentos, no que é uma especialidade particular, o que demonstra a aposta do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM no desenvolvimento e na diferenciação do HSEIT”, assegura o PSD local.
“Ainda recentemente o Governo Regional deu nota que, por comparação entre 2016 e 2020, e o período entre 2021 e 2024, o investimento em equipamentos no HSEIT aumentou mais de 170%, passando de 2,1 para 5,8 milhões de euros”, informam.
Do mesmo modo, foi referido que “este Governo tem vindo a articular as prioridades para o HSEIT com o próprio Conselho de Administração, numa abordagem de respeito e de independência das estruturas de saúde, procurando sempre dar resposta àquelas que são as suas perspetivas e capacidades de crescimento”.
“Ao PS não faltou tempo no passado, nem fundos, nem estabilidade política para investir naquilo que entendeu por prioritário para a saúde na ilha Terceira, isto durante décadas de governação”, recordam.
A finalizar, o PSD/Terceira saúda a recente nomeação de Paulo Filipe Diz para Presidente do Conselho de Administração do HSEIT, desejando o maior sucesso para a prossecução da missão daquela unidade de saúde.