O deputado do PSD/Açores Luís Raposo realçou hoje a abertura de candidaturas para a cedência de 18 lotes infraestruturados para construção, na freguesia da Ribeirinha, na Ribeira Grande.
Para o parlamentar social-democrata, “trata-se de uma medida do Governo da Coligação (PSD, CDS, PPM) que vem colmatar o problema da falta de Habitação junto dos jovens no concelho da Ribeira Grande, considerado precisamente o mais jovem dos Açores e que importa promover a sua fixação”.
De acordo com o Luís Raposo, “o concurso público que decorre até 28 de fevereiro, prevê a cedência, sob reserva de propriedade, de lotes de 200 m2 para a construção de moradias unifamiliares T3, com uma área de 112 m2”.
O também presidente da JSD/Açores entende assim que “as condições definidas para a atribuição dos lotes, garantem maior justiça social para as famílias açorianas e permite aos casais jovens encontrar uma maior autonomia”.
Mais acrescenta que “a aposta na Habitação é um desiderato assumido, desde cedo, pelo Governo liderado por José Manuel Bolieiro com o objetivo de fixar os jovens na terra que os viu nascer, contribuindo assim para a dinâmica económica e social locais”.
Além disso, prosseguiu Luís Raposo, “os beneficiários dos lotes têm ainda a possibilidade de concorrer a apoios para autoconstrução, o que constitui em si uma redução com os encargos na generalidade”.
Mais uma vez, adianta o deputado do PSD/Açores, “o Governo Regional demonstra uma verdadeira preocupação em garantir melhores condições de vida aos açorianos, em especial para com a Juventude”.
O parlamentar social-democrata recordou que “a Região prevê a atribuição de 145 lotes infraestruturados na Região até 2026, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência”, concluindo que “o Plano e Orçamento para 2025 prevê um investimento de 36,2 milhões de euros para o setor, considerado o maior da última década”.