A Comissão Política de Ilha do PSD/Graciosa destacou hoje “as iniciativas e investimentos promovidos na ilha pelo Governo Regional dos Açores liderado por José Manuel Bolieiro” como “uma aposta clara e conseguida para o desenvolvimento da Graciosa, que nos apraz registar e saudar, no final da visita estatutária desta semana”.
Os social-democratas destacam, desde logo, a ampliação do Centro de Saúde da Graciosa para a instalação de um equipamento de TAC e respetivos apoios, num investimento de 448 mil euros, assim como o lançamento da primeira pedra da remodelação do antigo Centro de Saúde, onde será instalada uma Estrutura Residencial para Idosos, da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, que representa um investimento de 1,4 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Da mesma forma, e no setor agropecuário, o PSD local destaca a certificação internacional em Bem-Estar Animal Welfair do Matadouro da Graciosa, “uma distinção que reconhece a qualidade e a sustentabilidade da produção local”, assim como “a postura dialogante do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, na sensibilização à indústria para a necessidade de revisão dos preços pagos aos produtores de leite, uma reivindicação mais do que justa”, consideram.
No que diz respeito a outros investimentos, “estão em curso obras estruturantes como o novo Terminal do Aeródromo da Graciosa e foi agora entregue a revisão do Projeto de Execução da Marina da Barra que, graças ao contrato ARAAL celebrado com a Câmara Municipal de Santa Cruz para a sua execução, será finalmente uma realidade”, sublinha a Comissão Política de Ilha do PSD.
Igualmente importante “é o avanço para a concessão da exploração das Termas do Carapacho, um processo que visa igualmente a modernização de uma oferta única e que é uma referência no turismo termal e de bem-estar”, sendo que, nas acessibilidades “está em perspetiva a requalificação da estrada entre Santa Cruz e a Praia, que contará com um investimento superior a dois milhões de euros” e, na Educação, “ficou firmado o compromisso de um acompanhamento ao funcionamento da Escola Básica e Secundária da Graciosa, por parte da tutela”, elogiam os social-democratas.
Ao nível dos serviços públicos, “tem de ser realçada a inauguração da nova Loja RIAC-RIAE de Santa Cruz da Graciosa, num investimento superior a 10 mil euros, que vai permitir uma poupança anual de mais de 8 mil euros, para além de um atendimento mais ágil e eficaz aos cidadãos e empresários locais”, referem.
No plano Social, “foram atribuídas esta semana duas viaturas elétricas de nove lugares, pelo programa ‘Gerações em Movimento’, sendo uma para a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia e a outra para a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa”, disse ainda o PSD/Graciosa.
No que toca a infraestruturas, a Comissão Política de Ilha saúda a construção da variante à Vila de Santa Cruz, num investimento inserido no Plano de Recuperação e Resiliência que ascende a 1,6 milhões de euros, “com grande impacto estrutural para o desenvolvimento económico da Graciosa”.
A Comissão Política da Ilha Graciosa lamenta “a atitude de grosseira de maledicência do Partido Socialista e dos seus representantes mais interessados apenas em aparecer na fotografia, que na recente conferência de imprensa, a propósito desta visita mais não fizeram d que demonstrar toda a sua incompreensível frustração por todas estas conquistas para a nossa ilha e que quiseram simplesmente ignorar”.
Os social-democratas realçaram que “toda a Lavoura da Graciosa e a nível regional, compreenderam e elogiaram a importante ação do Presidente Bolieiro na pressão para o aumento do preço do leite pago ao produtor na ilha a partir de amanhã”.
“Só́ por inveja e incapacidade de serem uma oposição construtiva se podem fazer as afirmações ridículas como as produzidas por aqueles responsáveis políticos”, apontaram.
A estrutura da Graciosa apela assim “ao Partido Socialista que se abstenha de fazer uma oposição que só́ tenta puxar para baixo a nossa ilha e a reconhecerem o quanto esta visita do Governo promoveu o desenvolvimento e a realização de projetos que os socialistas nunca foram capazes de concretizar”, concluíram.