Skip to main content

Na sequência das acusações dirigidas pelo PS/Açores ao Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores vem manifestar o seguinte:

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Deputado Luís Garcia, tem contribuído para elevar o prestígio daquela que é a principal instituição da Autonomia Regional. Com o seu trabalho, o Parlamento dos Açores está hoje muito mais próximo dos açorianos.

O Deputado Luís Garcia tem pautado a sua ação enquanto Presidente da ALRAA com total imparcialidade e equidistância, como é por todos reconhecido.

É absolutamente condenável a atitude do PS/Açores de tentar condicionar o direito de opinião e de ação do Presidente da ALRAA, só por este ter constatado aquilo que viu na sua visita ao Hospital Modular do Hospital Divino Espírito Santo (HDES) e que o PS não gostou de ver tornado público.

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores partilha também da opinião do Presidente da ALRAA de que as questões relativas ao incêndio no HDES devem ser esclarecidas numa única comissão de inquérito, estando aberto ao diálogo com os restantes partidos.

Assim, na próxima reunião da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na qual nenhum partido tem maioria absoluta, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores vai apresentar uma proposta formal para que as questões relativas ao financiamento da reabilitação do HDES sejam enquadráveis nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Incêndio no HDES, já constituída e em funcionamento.

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores apela ao Partido Socialista para que vote favoravelmente esta proposta e que, ficando o que sobrou do seu projeto de resolução sem objeto, retire a sua iniciativa, a bem do esclarecimento dos açorianos sobre o processo de reabilitação do HDES.

Ponta Delgada, 18 de fevereiro de 2025