Skip to main content

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores requereu ao Presidente da Assembleia Legislativa a criação de uma comissão de inquérito ao incêndio no Hospital Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, cuja constituição é obrigatória sempre que solicitada por um quinto dos deputados do Parlamento.

“Os danos causados na infraestrutura do HDES e as restrições à sua operacionalidade impõem o apuramento das causas que conduziram à ocorrência do incêndio de 4 de maio de 2024”, refere o requerimento entregue para formalizar a constituição da comissão parlamentar de inquérito e subscrito por 12 deputados do PSD/Açores.

Segundo os social-democratas, “a perturbação no funcionamento do Serviço Regional de Saúde, decorrente do incêndio no HDES, implica, igualmente, uma avaliação rigorosa de todos os procedimentos adotados com vista à retoma da prestação de cuidados aos utentes, em segurança para os seus doentes e para os profissionais de saúde”.

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Incêndio no HDES terá como o objetivo “apurar os factos antecedentes ao incêndio ocorrido a 4 de maio de 2024 naquela unidade hospitalar, com relevo direto ou indireto naquela ocorrência, avaliar eventuais responsabilidades e analisar todos os procedimentos adotados com vista à retoma da prestação de cuidados de saúde”.