O deputado do PSD/Açores Luís Raposo destacou hoje o trabalho desenvolvido pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM no apoio aos jovens estudantes açorianos deslocados, desde atribuição de bolsas de estudo a pagamento de propinas e pagamento passagens aéreas.
O deputado social-democrata elencou esta tarde as medidas implementadas pelo Governo da Coligação, a marcar o arranque da sessão plenária de dezembro que decorre na Assembleia Legislativa, na Horta.
Segundo Luís Raposo, “estamos numa fase de retenção e atração dos jovens aos Açores, de apoiá-los na fixação na Região”, tendo em conta que se encontram em curso programas pioneiros como o “Mais Jovem”, “Regresso a Casa” e “Qualifica. Superior”.
Para o parlamentar, o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM “está a mudar o paradigma como provam os pagamentos das propinas, das bolsas de estudo, o pagamento de duas passagens aéreas, o aumento do prémio de ingresso ao ensino superior – de 500 € para 750 € -, assim como a valorização salarial”.
Ao nível da Educação, o deputado social-democrata sublinhou que a “taxa de abandono escolar nos Açores, em 2019, era de 26,1%, enquanto hoje se situa nos 21,7%, e estamos a percorrer um caminho no sentido de baixar ainda mais estes valores”.
“Os jovens valorizam as medidas que têm vindo a ser implementadas por este Governo”, realçou.
De acordo com Luís Raposo, a medida de valorização de rendimentos, no âmbito do pacote “Mais Jovem”, já apoiou cerca de 90 jovens na Região pelo período mínimo de cinco anos,
“Nunca descurando os recursos que nós temos, este Governo, liderado por José Manuel Bolieiro, tem mais de 6.600 jovens nos Açores, refletindo assim o caminho disruptivo que assumiu em 2020”, concluiu.
Também o deputado do PSD/Açores, Paulo Rui Chaves, reforçou que “o Governo da Coligação já faz, e muito bem, políticas públicas para a Juventude”.
A seu ver, a medida “Regressa a Casa” criada pelo atual Executivo Regional, “é muito abrangente, uma vez que não se cinge aos estudantes do ensino superior, apoiando igualmente o ensino profissional, assim como qualquer outro nível de ensino”, rematou.