Skip to main content

A Comissão Política Concelhia do PSD/Praia da Vitória condenou hoje a vereação socialista no Município por “fomentar a desinformação sobre as contas municipais, induzindo os praienses em erro sobre o esforço diário que esta Câmara tem feito para relançar o concelho, depois de anos de gestão danosa do PS”.

“Tem sido um esforço constante o da atual equipa da Coligação na Câmara Municipal da Praia da Vitória, para conseguir ‘arrumar’ a casa, depois do descalabro financeiro dos últimos mandatos, promovido pelas sucessivas gestões socialistas, isto quando se sabe que, para 2024, se prevê uma execução financeira superior a 85%”, adiantam os social-democratas.

“A execução financeira de 2022 e 2023 deveu-se a situações conjunturais, que já foram ultrapassadas, não estando previsto qualquer corte nas transferências do Orçamento Geral do Estado em 2025, ao contrário do que faz constar o Partido Socialista, sempre sonegando a incompetência das suas gestões na Praia da Vitória”, explicam.

“Quando uma autarquia apresenta uma execução da receita inferior a 85%, em dois anos consecutivos, cabe à Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) alertar, sendo esse um mero indicativo decorrente da legislação em vigor, que os vereadores do PS tentam deturpar”, referem igualmente os social-democratas locais.

Em comunicado, o PSD/Praia da Vitória esclarece que, “tanto é assim que os mesmos vereadores do PS se ‘esqueceram’ de referir que em 2008, 2009, 2010 ou 2011, a execução da receita municipal foi, respetivamente, de 75%, 55%, 74% e 70%, fruto, essas sim, de incompetência na gestão das receitas de então”.

“Mas em nenhum dos anos subsequentes houve qualquer diminuição das transferências do Estado para a Câmara Municipal da Praia da Vitória. Foi também assim em 2012, 2013 e 2018”, explicam.

“São claros os intuitos dos vereadores socialistas, a menos de um ano de eleições autárquicas, e na promoção do seu já anunciado candidato, que é criar desinformação entre os cidadãos praienses, induzindo-os em erro e desvalorizando o trabalho da atual Câmara, que está a dar frutos, numa busca diária de recuperação e desenvolvimento de todo o concelho”, afirmam.

“A saúde financeira da Praia da Vitória é a meta diária desta autarquia, e os resultados estão à vista, com, eventos e investimentos a decorrer, e uma animação de Natal como há muito não havia. Para lá de um Orçamento para 2025 que tem as famílias e o crescimento do concelho como prioridades, concluem os social-democratas.