O presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, condenou a Juventude Socialista por lançar um “falso alarmismo” junto dos jovens estudantes açorianos deslocados, no regresso a casa durante o Natal, lembrando que “existem lugares disponíveis” nas ligações aéreas entre o Continente e os Açores.
Segundo o líder da Juventude Social Democrata da Região, “é falso que não haja lugares disponíveis nos voos entre o Continente e os Açores e o Continente, assim como entre as ilhas do arquipélago”, lamentando a “atitude irresponsável e de desinformação da JS”.
Luís Raposo confirmou também que o preço das passagens entre o Continente e os Açores, nesta altura do ano, é inferior a 600 euros, a que acresce uma campanha do Cartão Interjovem lançada pelo Governo Regional para as ligações inter-ilhas, entre 1 e 31 de dezembro, com passagens por um preço de 21 euros de ida e volta.
“Além disso, na próxima semana haverá um reforço de ligações aéreas inter-ilhas”, garantiu.
“O Governo da Coligação tem muito trabalho feito em prol dos jovens estudantes açorianos, algo que a governação socialista nunca soube fazer”, afirmou.
A título de exemplo, Luís Raposo aponta o prémio de ingresso no ensino superior – que passou de 500€ para 750€ -, a par do pagamento de bolsas de estudo e apoio a propinas através do programa ‘Qualifica.Superior’, bem como a atribuição de duas passagens aéreas gratuitas por ano letivo no quadro do ‘Regresso a Casa’.
Enquanto o Governo da Coligação tem vindo a multiplicar medidas de apoio aos estudantes do ensino superior, “o PS tem um legado desastroso nessa matéria”.
O líder da JSD/Açores recordou que, durante a pandemia, “o governo socialista pediu aos estudantes açorianos deslocados para não regressarem a casa, para grande prejuízo do orçamento das famílias, sabendo que decorria o ensino online”, concluiu.