Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado destacou hoje o “bom desempenho” da economia regional, que se reflete no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Região acima da média nacional, segundo os mais recentes dados estatísticos oficiais.

“Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam o crescimento nominal e real do PIB (Produto Interno Bruto) superior à média nacional, evidenciando uma verdadeira convergência com o país”, afirmou o parlamentar social-democrata.

Os Açores foram a segunda região do país a registar a maior subida do PIB, com um crescimento real de 3,4%, superior aos 2,5% do país, de acordo com os dados preliminares das Contas Regionais do INE relativos a 2023.

Joaquim Machado salientou também que “o crescimento médio anual nominal, de 2021 a 2023, é superior ao dobro da média verificada nos últimos três anos da governação socialista (2017 a 2019), portanto, sem incorporar a evolução negativa no ano da pandemia (-7,2%)”.

Para o deputado do PSD/Açores, “a aposta no Turismo tem sido determinante para o crescimento da riqueza produzida na Região”, como comprovam “os recordes sucessivos ao nível do número de hóspedes e de dormidas, assim como de passageiros desembarcados nos aeroportos”.

“Já em 2024, assiste-se a um recorde absoluto de receitas geradas pelo Turismo nos Açores, devendo o Valor Acrescentado Bruto do setor ascender a cerca de 1.000 milhões de euros no final do ano. Além disso, o setor tem já um peso de 17% no PIB regional”, disse.

Segundo Joaquim Machado, “outro dos resultados sociais e económicos mais evidentes do bom momento da economia regional é o nível do emprego, registando os Açores, atualmente, a maior população empregada da história da Autonomia”.

“O bom desempenho da economia dos Açores está igualmente expresso no crescimento, há 42 meses consecutivos, do Indicador de Atividade Económica e no aumento do Indicador do Consumo Privado há 44 meses consecutivos”, sublinhou.

Para o parlamentar social-democrata, estes dados positivos “confirmam que a baixa dos impostos, decidida pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, foi a opção certa, pois deixou mais dinheiro nos bolsos das famílias e das empresas – quase 200 milhões de euros –, estimulando o consumo, a poupança e o investimento”.

 

“Os trabalhadores estão a beneficiar do bom desempenho da economia regional, vendo os seus salários aumentar. A remuneração mensal média por trabalhador nos Açores aumentou para 1.442 euros no terceiro trimestre deste ano, mais 109 euros que no mesmo período do ano passado. Além disso, o salário mínimo regional aumentará para 913,50 euros em 2025”, concluiu.