Os deputados da Coligação PSD/CDS-PP/PPM eleitos pela Ilha Terceira questionaram hoje o Governo Regional sobre “o objetivo da vedação instalada no Porto das Pipas” que, segundo dizem “poderá criar restrições no livre acesso àquele cais, cuja ampliação e requalificação foram recentemente concluídas”.
Num requerimento enviado esta segunda-feira à Assembleia Legislativa, os parlamentares explicam que, “após o primeiro verão de utilização do Porto das Pipas depois das obras, está a ser instalada uma vedação que vai condicionar o acesso ao cais”, um local “com uma tradição secular de ligação ao mar das gentes da ilha Terceira”.
Deste modo, querem saber “se Governo o pretende que o acesso ao cais seja fechado de forma permanente e definitiva”, isto tendo em conta “que o número de navios que atracam no Porto das Pipas é reduzido e ocorre essencialmente no verão”, adiantam.
Os deputados da Coligação eleitos pela Ilha Terceira lembram que o antigo cais do Porto das Pipas “foi usado durante muitos anos para a prática da pesca lúdica, que servia de fonte de sustento alimentar mas também como veículo de comércio, num intercâmbio entre várias gerações, também pela simples fruição do enquadramento monumental da baía de Angra do Heroísmo”.
E não esquecem que “a ampliação e requalificação do Porto das Pipas, na baia de Angra do Heroísmo, foi finalmente concluída pelo Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM em 2024. Isto considerando que a obra foi prometida por muitos governos socialistas, e durante demasiados anos, com a sua demora a causar frustração aos habitantes e empresários da Ilha Terceira”, concluem.