Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Carlos Rodrigues salientou hoje o “novo rumo” das políticas para o Espaço definidas pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, alinhadas com um plano estratégico “numa perspetiva de atração de empresas”.

Carlos Rodrigues congratulou o Executivo Regional, liderado por José Manuel Bolieiro, pela iniciativa de chamar ao processo a Agência Espacial Portuguesa e o Ministério da Ciência e Tecnologia, envolvendo ainda a Câmara Municipal de Vila do Porto e o setor empresarial.

O parlamentar social-democrata falava no debate do Plano e Orçamento para 2025, que decorre na Assembleia Legislativa, na Horta.

Para o deputado do PSD/Açores, o plano a implementar segue uma “lógica de cooperação e de desenvolvimento de projetos com os parceiros da Região, aumentando a competitividade da nossa oferta no panorama europeu e dando à Europa condições únicas no acesso e retorno do Espaço”.

A área do Espaço, anteriormente votada ao abandono, foi recuperada pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, com o projeto CANSAT, a inauguração da Agência Espacial Portuguesa em Santa Maria e o investimento na estação RAEGE – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais.

“Na RAEGE foi e será efetuado o maior investimento de sempre, para assegurar as suas operações e a sua consolidação, como infraestrutura científica e única em Portugal e da qual se pretende tirar maiores proveitos, ficando resolvida a situação laboral precária de todos os trabalhadores da estação”, vincou.

Neste contexto, já se realizaram os “primeiros lançamentos, com sucesso, de foguetes atmosféricos supersónicos propulsionados por combustíveis não tóxicos para testes”, promovidos pelo Atlantic Spaceport Consortium, constituindo “um marco significativo na história da indústria espacial Nacional”, apontou.

Carlos Rodrigues manifestou-se, por fim, confiante de que os marienses “têm razões para acreditar que o Hub Espacial em Santa é cada vez mais uma realidade”.