Skip to main content

O secretário-geral do PSD/Açores, Luís Pereira, afirmou hoje que o partido tem como objetivo vencer as eleições autárquicas de 2025, estabelecendo como meta presidir à maioria das Câmaras Municipais e Assembleias de Freguesia do arquipélago.

“O PSD/Açores tem como meta ganhar estas eleições, presidir à maioria das Câmaras Municipais e Assembleias de Freguesia, bem como liderar a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e da Delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias”, disse.

O dirigente social-democrata falava numa conferência de imprensa, na sede do PSD/Açores, em Ponta Delgada, em que apresentou as conclusões da última reunião da Comissão Política Regional (CPR) do partido.

Segundo Luís Pereira, a CPR do PSD/Açores deliberou igualmente manifestar a sua confiança nos autarcas social-democratas que se encontram atualmente em funções, definindo a recandidatura destes como o princípio geral a seguir.

“A CPR do PSD/Açores renovou a confiança a todos os Presidentes de Câmara Municipal, Assembleias Municipais, Assembleias de Freguesia e Juntas de Freguesia em funções, estabelecendo o princípio geral da sua recandidatura”, afirmou.

Na sequência do 26º Congresso do PSD/Açores, a CPR indicou Octávio Torres como Coordenador Regional Autárquico para o sufrágio de 2025, “em reconhecimento do longo percurso como autarca e o papel muito relevante de defesa e valorização da cooperação com o Poder Local”.

Por outro lado, considerando que a política de coesão da União Europeia se revela “essencial para a coesão territorial da União Europeia, em especial para as Regiões Ultraperiféricas (RUP)”, revelou que será apresentada uma iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD/Açores, “de modo a garantir que os interesses da Região sejam salvaguardados”.

Luís Pereira destacou que a CPR mandatou o Grupo Parlamentar do PSD “para apresentar um projeto de resolução, na Assembleia Legislativa dos Açores, de pronúncia por iniciativa própria, para um contributo na defesa da importância da Política de Coesão, da Política Agrícola Comum e da Política Comum de Pescas”.

O secretário-geral do PSD/Açores apontou ainda que a CPR designou Sofia Ribeiro como Coordenadora de uma nova edição do Congresso da Sociedade, enquanto Luís Maurício será o Coordenador de uma “reflexão estratégica sobre o futuro do sistema de saúde nos Açores”.

A CPR do PSD/Açores deliberou ainda a recondução de José Andrade como Coordenador do Gabinete de Estudos, bem como dos secretários-gerais adjuntos Jorge Oliveira e Bruno Benevides, “na sequência do trabalho desenvolvido e das áreas às quais se encontram dedicados desde 2020”.