Skip to main content

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz sublinhou “a vontade política” do Governo da AD-Aliança Democrática “em aferir o estado real das instalações das Forças de Segurança na Região, visando a sua recuperação”, sendo que a nova Esquadra da PSP da Ribeira Grande “é a primeira a avançar em 2025”.

“Seria importante, num sinal claro de vontade política, fazer um levantamento exaustivo das condições atuais de todas as infraestruturas do Ministério da Administração Interna nos Açores, incluindo PSP e GNR, por forma a ser atualizado todo o cadastro e real estado das instalações que dão apoio às atividades das Forças de Segurança na Região, e para que se defina uma cronologia e forma de melhoramento”, explicou.

O social-democrata falava após uma reunião com o Secretário de Estado da Administração Interna, em que foi acompanhado pelo Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, onde ficou o compromisso de que, “em relação à esquadra da Ribeira Grande e até ao final deste ano, o projeto final será enviado à Secretaria de Estado da Administração Interna (SEMAI), com todas as alterações solicitadas e da responsabilidade da autarquia”, avançou Paulo Moniz.

“Depois disso, o SEMAI diligenciará, e no quadro da Lei de Programação dos seus Investimentos de Infraestruturas, que se proceda ao lançamento do concurso para a construção da nova esquadra da PSP da Ribeira Grande”, realçou o parlamentar.

Adicionalmente, “foi realçado outro aspeto primordial em relação aos Açores, que é garantir boas condições de trabalho para as Forças de Segurança, porque há esquadras em determinadas ilhas onde, de facto, essas condições não são compatíveis com aquilo que se exige em matéria de eficácia e de bem-estar dos serviços e recursos humanos “, afirmou Paulo Moniz

“Para isso é também necessário ter atenção ao facto de ser mais exigente fazer esse levantamento, e mesmo as intervenções seguintes, na Região, dada a nossa circunstância arquipelágica, com instalações em várias ilhas”, disse o deputado açoriano.

Segundo Paulo Moniz, “são pontos de situação importantes que revelam que o atual Governo da República tem consciência dos problemas e, acima de tudo, vontade em resolvê-los. É algo que no passado, como se sabe e se pode constatar, não acontecia”.