Skip to main content

A Ministra da Cultura Dalila Rodrigues adiantou em audição ao deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, a intenção de, a breve trecho, se formalizar a abertura de uma Biblioteca Pública no Concelho da Calheta, ilha de São Jorge, por ser um dos cinco municípios portugueses sem esse importante equipamento público e cultural.

Em resposta a uma questão do parlamentar açoriano, a governante explicou que “essa realidade futura corresponde a um objetivo muito concreto de que, com a maior brevidade, consigamos [o Governo da República] dotar os cinco municípios portugueses que não têm biblioteca daquele importantíssimo equipamento cultural”.

Intervindo numa audição da Ministra da Cultura na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Paulo Moniz tinha vincado que “a rede pública de bibliotecas desempenha, hoje em dia, um papel que vai muito além daquilo que é a sua função tradicional de mero espaço de leitura”.

Como tal, manifestou a sua preocupação “em relação ao concelho da Calheta, que efetivamente não tem biblioteca pública”, para saber “se o Governo da República prevê uma intervenção para dotar a Calheta de São Jorge daquela infraestrutura, o que se veio a confirmar”, adiantou.

Segundo Paulo Moniz, as bibliotecas atuais “abrem-se à comunidade onde se inserem, sendo espaços de partilha cultural e de um conjunto de iniciativas que integram as tecnologias e o digital, fomentando o encontro multicultural. São igualmente uma presença determinante na afirmação das localidades e das regiões mais periféricas e menos populosas”.

O deputado do PSD/Açores no Parlamento nacional destacou mesmo que “criar uma biblioteca pública, abrindo-a a uma comunidade, potenciar a atração para o conhecimento, para o saber e também, porque não, incentiva nos jovens e menos jovens um reencontro de estar e de vivências”.

“Acresce que existem, de facto, sinais positivos na adesão à leitura e a meios digitais por parte das camadas mais jovens, mas muito ainda há a fazer. E aí, a rede pública de bibliotecas assume particular importância, pelo que vimos com muita satisfação este anúncio”, concluiu.