Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Luís Raposo disse esta manhã que “o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM é que está a cumprir as promessas socialistas” no setor da Habitação, sendo que, “já construiu 25 casas, reabilitou 110 e cedeu 37 lotes, num total de 172 habitações sociais”.

Segundo o social-democrata, “este Governo está a fazer bem e diferente, em matéria de construção e reabilitação de habitações, face ao legado recebido das governações do PS, com 71 casas em 8 anos, uma média inferior a uma casa, por ano, por ilha”, avançou.

“Em três anos, este Governo já construiu 25 casas, já reabilitou 110, e já cedeu 37 lotes, totalizando 172 habitações consignadas, muitas delas de antigas promessas dos governos do PS, como o Loteamento das Candeias, com 24 moradias nos Fenais da Luz, 24 anos depois; o Loteamento na Achadinha, com a construção de 15 novas moradias, prometidas há mais de 20 anos, ou o empreendimento de Trás-os-Mosteiros, na Ribeira Grande, que reforçará a oferta pública com 52 novos apartamentos, e que se arrastava há 16 anos”, elencou Luís Raposo.

“Estamos a fazer mais e melhor, passando efetivamente da propaganda política à ação”, e rebatendo “a narrativa do Partido Socialista e do deputado Francisco César de que não existe habitação para jovens, nem para a classe média, o que é falso, pois já há a opção do arrendamento com opção de compra, também para os mais novos”, frisou.

O parlamentar citou ainda o Ministro da Coesão, “que anunciou que a execução na Região do PRR Habitação está acima da média nacional, fixando-se nos 36%, enquanto a nível nacional está a 21.5%, novamente com os Açores a serem um exemplo a seguir”.

Em matéria de políticas de juventude, o deputado do PSD/Açores realçou “um investimento como nunca aconteceu com os jovens açorianos a estar melhores, sem que esse bem-estar dependa da cor do cartão de militante que possam ter ou não na carteira”.

“Queremos reverter o cenário socialista, em que um em cada três jovens emigrou, e dos que ficaram um em cada quatro ficou desempregado, e mesmo desses, três em cada quatro recebiam menos de 1000 euros. Este é o legado do PS, aqui e no país, que nós estamos a mudar com políticas públicas concretas”, referiu Luís Raposo.

“O investimento real para a Juventude poderá superar os 3,5 milhões de euros, um valor recorde nas últimas décadas, nos Açores”, garantiu o parlamentar.

“Isso pode ver-se com o novo programa Voluntariado Jovem Regional e a reformulação do OTL Jovem, que comprovam uma constante atualidade perante as necessidades e as preocupações da juventude açoriana”, exemplificou.

Luís Raposo salientou ainda a revisão da portaria do Sistema de Incentivos ao Associativismo Juvenil, “com um resultado à vista de todos, pois temos mais associações nos Açores do que em 2019. E o apoio para as suas atividades, que era de 90 mil euros com o PS, com este governo é de 130 mil euros, mais 40 mil euros. O PS assobia para o lado por ciúme do sucesso”, concluiu.