O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes considerou hoje que o projeto ‘DESpertar – O triunfo pelo desporto, educação e saúde no combate à pandemia motora induzida pela COVID-19 em crianças e jovens açorianos’, “confere base científica a novas políticas de fomento da atividade física”.
O estudo encomendado à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) revela-se “essencial para a definição de uma política de ação assente num modelo estratégico, de modo a minimizar os danos colaterais ao nível da saúde, provocados pela pandemia”, afirmou o parlamentar social-democrata.
O vice-presidente da bancada do PSD/Açores falava no II Congresso Internacional “DESpertar no combate à pandemia motora – Os Resultados”, que decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
“A partir da avaliação das condições físicas e motoras das crianças e jovens da Região, na sequência da COVID-19, será possível ao Governo liderado por José Manuel Bolieiro, elaborar um plano de forma a debelar os problemas resultantes do sedentarismo, decorrentes da pandemia”, reiterou.
A seu ver, o estudo em causa, “promove uma base sólida, elaborado em articulação com as direções regionais da Solidariedade Social, Saúde, Desporto, Educação e Juventude”, constituindo assim um “documento orientador abrangente na definição de políticas públicas consistentes e eficazes”.
Além disso, prosseguiu Paulo Gomes, “demonstra bem a mudança de modelo na política de desenvolvimento desportivo que o Executivo pretende, na mira de uma organização profunda da atividade desportiva”, com base numa amostra de 5330 alunos.
Desde o arranque do estudo, já foram implementados programas como “Dos Zero aos Jogos Olímpicos” e “Açores Ativos”, que abrangem os diversos ciclos de escolaridade, “num verdadeiro processo de evolução e desenvolvimento”, concluiu.