Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Ana Jorge destacou os investimentos, superiores a 130 mil euros, do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP, PPM) na preservação do Património Baleeiro móvel e imóvel.

A parlamentar social-democrata considera a aposta na salvaguarda deste Património, “fundamental na preservação da identidade cultural açoriana, de que se realça o Pico, através da recuperação e conservação das embarcações baleeiras que perpetuam a época da caça da baleia, agora exclusivamente usadas para atividade turística, desportiva e de lazer, sendo elementos, significantes no património museológico”.

Este investimento plurianual permitirá a reparação e conservação de mais de 36 embarcações entre botes e lanchas, distribuído pelas ilhas de São Miguel, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial, sustentando ainda projetos de caráter pedagógico, produção de conteúdos documentais e beneficiação de reservas museológicas.

Só para a ilha do Pico, está contemplada uma verba de mais de 51 mil euros para um total de 23 embarcações sob a alçada de entidades locais como os Clubes Náuticos Calhetense, das Lajes do Pico e de Santa Cruz, assim como o Clube Naval de São Roque do Pico, e as Juntas de Freguesia de Ribeiras, São João, São Mateus e da Piedade e ainda a Sociedade Filarmónica Lira Fraternal Calhetense.

A seu ver, estes apoios “são muito importantes igualmente para a realização das regatas de botes baleeiros que, inseridas em festas ou outros eventos promovem uma verdadeira revisitação pelos mais jovens dos botes e lanchas através de uma prática única de valor desportivo, mas também educativo”.

“São mais uma, entre várias, atrações turísticas para a ilha, no verão”, assumindo assim mais um elemento “essencial na dinâmica da atividade económica e cultural do Pico que se impõe manter”, afirmou.

A deputada eleita pelo Pico entende que o Governo liderado por José Manuel Bolieiro “se tem pautado pela valorização deste Património, muito acarinhado pelos picoenses, com provas dadas, como a recuperação da embarcação ‘Espalamaca’ e a aposta no Museu da Construção Naval”.

Ana Jorge advertiu, por fim, que as candidaturas aos apoios para a salvaguarda de património baleeiro a atribuir em 2025, arrancaram ontem e terminam a 31 de outubro próximo.