A Comissão Política Regional da JSD/Açores está de acordo com as opções previstas para as áreas da Juventude que constam da proposta do Orçamento da Região para 2025.
A avaliação foi explicada ontem pelo seu presidente, Luís Raposo, aquando da reunião do Conselho de Juventude dos Açores, que reuniu 23 conselheiros jovens.
O dirigente social-democrata começou por destacar “a redução do desemprego jovem em 22%, entre 2022 e 2024, na Região, assim como a aplicação de duas medidas do pacote Mais Jovem, no caso as iniciativas Regressar a Casa e o Cheque-Livro”.
“O investimento real na juventude açoriana será superior a dois milhões e quinhentos mil euros, um valor nunca antes registado”, salientou.
“Estamos perante uma proposta de Orçamento da Região que concretiza as orientações de médio prazo, previamente definidas. Trata-se de um Orçamento que continua a ser bom para os jovens açorianos, garantindo a consistência de resultados de que a juventude açoriana e a Região precisam, potenciando as novas gerações”, referiu Luís Raposo.
O líder da JSD/Açores realçou que “este é um Orçamento da Região que pretende aumentar os índices de participação dos jovens açorianos, assim como a sua integração socioprofissional, continuando a aposta no associativismo e no voluntariado, renovando o investimento na mobilidade inter-ilhas e para o continente, sempre valorizando o empreendedorismo as competências digitais dos nossos jovens”.
Na sua intervenção no Conselho de Juventude dos Açores, Luís Raposo sublinhou que “as cinco ações definidas pelo Governo Regional são muito importantes para o presente e para futuro das gerações açorianas”.
E frisou que, “este Governo Regional [da Coligação PSD/CDS-PP/PPM] tem aumentado, ano após ano, a sua aposta na juventude, através de medidas diferentes, reais e concretas”.
Disse igualmente que “a Academia J tem valorizado e potenciado novos e bons jovens quadros, que vão dando contributos válidos para o progresso e o desenvolvimento dos Açores”.
Também segundo Luís Raposo, “os novos incentivos ao associativismo jovem, que incluem mais financiamento, mais despesas elegíveis e mais tempo para candidaturas, já começam a dar resultados, uma vez que está a aumentar o número de associações juvenis na Região”, adiantou, dando como exemplo “a realização do Encontro Nacional de Associações Juvenis, na Universidade dos Açores”, concluiu.