Skip to main content

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Francisco Pimentel defendeu quarta-feira o “reforço” de meios das Forças Armadas nos Açores, atendendo ao “desinvestimento” verificado na anterior governação socialista e do qual “é preciso recuperar”.

Numa audição ao Ministro da Defesa Nacional, o social-democrata frisou que “esse investimento que é preciso fazer nas Forças Armadas tem de se traduzir num reforço de meios humanos e materiais. Isto é essencial no todo nacional e ainda mais no caso dos Açores, em particular pela nossa situação arquipelágica”.

“Há, de facto, essa necessidade de reforçar os meios humanos e materiais nos Açores, nomeadamente nos ramos da Força Aérea, com mais helicópteros e tripulações, e na Marinha, com mais navios e patrulhas, que garantam não só as funções de soberania, como permitam continuar e aprofundar as missões de busca e salvamento e de evacuação de doentes”, disse Francisco Pimentel.

O deputado açoriano lembrou o “pouco tempo” de mandato que tem o atual Governo da República, mas, no caso do dossiê da Base das Lajes, é de “constatar favoravelmente o cumprimento e a execução dos compromissos assumidos pelo Ministério do Ambiente quanto ao pagamento das despesas com as operações de descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória”.

“Finalmente, os protocolos estão a ser cumpridos e estão a ser dados, neste momento, os apoios necessários à descontaminação dos solos e aquíferos daquele concelho da ilha Terceira, uma preocupação de há muito e que os governos socialistas descuraram”, afirmou também Francisco Pimentel.