Skip to main content

Na sequência das acusações sem fundamento proferidas pelo secretariado do PS/Terceira sobre a o setor da Saúde, a Comissão Política da Ilha Terceira do PSD/Açores vem esclarecer o seguinte:

Graças ao Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, a ilha Terceira regista hoje uma taxa de cobertura por médico de família próxima dos 90% da população, o que nunca se aconteceu nos governos socialistas. Há hoje um investimento efetivo nos cuidados de saúde de proximidade.

O Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) aumentou a sua atividade assistencial, realizando mais consultas externas, mais cirurgias, mais exames e mais tratamentos, o que só é possível pela dedicação, empenho e motivação dos profissionais de saúde que aí trabalham.

Tem havido um reforço no investimento afeto à Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) ao longo dos últimos anos. Se, em 2020, a USIT tinha um investimento de perto de 150 mil euros, no final de 2023 este investimento ascendia a cerca de 736 mil euros. Ou seja, verificou-se um aumento de 390% do investimento do Governo dos Açores na USIT.

Foi por ação do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM que se procedeu à renovação dos equipamentos especializados de Raio-X digital para a USIT e para o HSEIT, num investimento superior a 1,5 milhão de euros. Estes investimentos possibilitaram a substituição de equipamentos obsoletos e descontinuados, adquiridos há mais de 20 anos nessas estruturas de saúde.

Deve-se também ao Governo da Coligação PSD/CDS/PPM a atualização do valor pago às Casas do Povo pela utilização dos respetivos espaços como postos de saúde. Esta atualização, com majorações superiores a 100% e que já não acontecia há 15 anos, foi sempre recusada pelos governos do Partido Socialista.

Foi ainda a determinação política do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM que entrou em funcionamento a Unidade de Radioterapia no HSEIT, que já realizou mais de 3.000 tratamentos desde a sua inauguração em setembro de 2021.

Os terceirenses têm hoje melhores cuidados de Saúde, graças às políticas do atual Governo dos Açores e ao empenho dos profissionais do setor, cujas carreiras só foram devidamente valorizadas pelo Executivo da Coligação PSD/CDS/PPM.

A única degradação que existe é na ação política do Partido Socialista, marcada por um constante bota-abaixo e pela ausência de ideias novas, dado que as únicas propostas que apresenta são somente medidas que o próprio Governo dos Açores já está a desenvolver, como é o caso da central de compras na área da Saúde.