O deputado do PSD/Açores Carlos Rodrigues destacou esta terça-feira “a ação fundamental do Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM em todo o processo de requalificação do Parque Habitacional do Aeroporto – na ilha de Santa Maria -, que agora avança com a autorização de loteamento dos três bairros, num trabalho conjunto da tutela, que tem de ser elogiado”, referiu.
Com efeito, foram já assinados os despachos da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego e da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, “que autorizam a operação de loteamento do Bairro de Santa Bárbara, do Bairro de São Lourenço e do Bairro de Santo Espírito, numa etapa que permitirá iniciar a fase de requalificação de todo o Parque Habitacional”, adianta o parlamentar.
Segundo Carlos Rodrigues, “estamos a falar da requalificação das habitações existentes e das novas construções devidamente registadas, tal como a alienação de habitações e lotes agora constituídos. Está assim em preparação o lançamento do concurso público para o Projeto Global de Infraestruturas do Parque Habitacional do Aeroporto de Santa Maria”, refere.
“Acrescem à requalificação das infraestruturas existentes, a criação de infraestruturas urbanísticas necessárias, como o abastecimento de água, o saneamento básico, o fornecimento de corrente elétrica e de comunicações”, acrescenta.
O deputado do PSD/Açores enaltece “a vontade política e a determinação mostradas por este Governo, face a um processo que já se arrastava há muitos anos, mas que está agora em tempo de iniciar os estudos prévios e os projetos de arquitetura para a requalificação das habitações existentes e para a criação dos novos espaços de construção, isto através da Direção Regional da Habitação”.
“O Bairro de Santa Bárbara tem uma área total de quase 64 mil metros quadrados, sendo composto por 60 novos lotes. O de São Lourenço agrega 42 novos lotes, numa área de 53,8 mil metros quadrados, e o Bairro Santo Espírito 7,6 mil metros quadrados, com 14 lotes habitacionais. Os três espaços passarão a ter novas áreas de arruamentos, passeios, lugares de estacionamento e espaços verdes a integrar no domínio público municipal”, diz ainda Carlos Rodrigues.