O deputado do PSD/Açores, Paulo Silveira, realçou hoje que o setor das Pescas de São Jorge apresenta “uma conjuntura favorável”, quer na quantidade de pesca descarregada, quer no respetivo valor no mercado.
O parlamentar social-democrata reuniu com a Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge, onde constatou que em agosto “foram descarregadas 99 toneladas de pescado”.
No encontro, que serviu para aferir as principais necessidades do setor, Paulo Silveira apurou “o crescimento nesta área, com meses a ultrapassar as 100 toneladas, o correspondente a mais do dobro da pesca descarregada em 2023, até ao mês de agosto”.
“Quanto ao valor da pesca descarregada, até agosto deste ano, já ascende a mais de 1,4 milhões de euros, ou seja, mais 27%, quando comparado com o valor acumulado de 2023”, acrescentou o social-democrata.
Para Paulo Silveira, “esta é prova da mais-valia que representa o investimento feito em São Jorge, ao nível das estruturas e equipamentos portuários, sendo importantes as acessibilidades para a exportação do pescado”.
Por seu turno, o deputado do PSD/Açores eleito por São Jorge deu nota, na ocasião, “do investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, do Governo liderado por José Manuel Bolieiro, destinados a compensar os operadores do setor das pescas e aquicultura por custos adicionais de produção”.
Destacou ainda a “entrada de alguns jovens com maior nível de escolaridade, o que tem permitido o rejuvenescimento e melhoria do setor, revelando um maior interesse em ingressar nesta área”.
Paulo Silveira considera assim que “lota online pode representar uma maior importância para a valorização do pescado, colocando o setor num patamar superior ao nível da sua comercialização e exportação”.
O parlamentar social-democrata lembrou que estão abertas as candidaturas à utilização de quotas não utilizadas ou não esgotadas até 31 de dezembro próximo, cujo despacho foi publicado a 20 de setembro.
Entretanto, recorda que decorrem também até 31 de dezembro as candidaturas de despesas elegíveis, entre o período de 24 de fevereiro a 31 de dezembro de 2022, com uma dotação de 1,8 milhões de euros para o setor da pesca e de 1,7 milhões de euros para o setor da transformação e comercialização dos produtos de pesca e da aquicultura.