Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira destacou hoje a aposta do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) no Artesanato do arquipélago, com um reforço de verbas na ordem dos 23%, no âmbito do sistema de incentivos.

De acordo com o parlamentar social-democrata, foram afetos ao Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento do Artesanato dos Açores mais de 246 mil euros, “para fazer face à procura por parte dos artesãos”.

Para Paulo Silveira, “esta aposta denota uma atenção particular do Governo Regional dos Açores à promoção do que é mais nosso, de produtos de caraterísticas singulares do povo açoriano”.

O deputado eleito aponta, a título de exemplo, “Os Chavões” de São Jorge que “passaram a integrar a listagem de produções artesanais certificadas pela marca coletiva ‘Artesanato dos Açores’”.

O mesmo sucedeu igualmente com a Viola da Terra dos Açores “que mereceu certificação nacional e europeia com selo de Indicação Geográfica, num reconhecimento de saber-fazer artesanal daquele que é o único instrumento musical típico dos Açores”.

Paulo Silveira realça, aliás, que, com o Governo da Coligação, se tem “verificado uma crescente importância do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento do Artesanato dos Açores, que em 2023 aprovou cerca de 150 candidaturas”.

Segundo o deputado eleito por São Jorge, o número de candidaturas “representa o dobro das aprovadas em 2022, sendo que, com esta majoração, se dará resposta a mais projetos candidatados”.

Por fim, o social-democrata congratulou o Governo da Coligação pelo facto de que, através do sistema de incentivos, “é possível apoiar investimentos nas áreas de formação, qualificação e inovação do produto artesanal, assim como nas áreas de comercialização e promoção, além de investimentos em estruturas e equipamentos de produção das unidades produtivas artesanais”.