O presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) de Ponta Delgada do PSD/Açores, Cláudio Almeida, destacou hoje o “importante reforço” de vagas em creche no concelho, com a assinatura de contrato de cooperação entre o Governo Regional e uma instituição particular de solidariedade social.
Segundo Cláudio Almeida, “o reforço de 154 vagas em creche vem ao encontro das necessidades das famílias, e enquadra-se na estratégia do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM de aumentar a resposta no apoio à infância”.
Para o dirigente da estrutura concelhia, “trata-se de mais um bom exemplo da política social deste Governo Regional, para além da implementação do sistema de creches e amas gratuitas, pioneiro no país, e que agora abrange mais de 4.000 crianças de agregados até ao 16.º escalão, o que representa um alívio financeiro importante nos orçamentos familiares”.
“A par da gratuitidade do acesso à creche, o Governo liderado por José Manuel Bolieiro tem vindo a aumentar o número de vagas protocoladas, sendo que em 2023 já haviam sido reforçadas em 444 vagas na Região, das quais 228 em São Miguel”, apontou o presidente do PSD de Ponta Delgada.
Atualmente, Ponta Delgada apresenta uma capacidade instalada de creche para mais de 1.000 crianças, sendo que também dispõe da resposta social de amas gratuitas para as famílias.
“Ainda recentemente também foi lançado um novo concurso para a construção de uma creche na freguesia de Santo António, que aumentará a capacidade para mais 42 vagas no concelho”, lembrou Cláudio Almeida.
Este novo concurso apresenta uma revisão e atualização de preço, num investimento global de três milhões de euros, financiado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com prazo de execução de 450 dias.
Para Cláudio Almeida, “este é reflexo do empenho inegável que tem vindo a ser feito pelo Governo da Coligação para apoiar as famílias e as crianças açorianas”, concluiu.
Refira-se que, em 2024, foi alargado a todos os concelhos da Região o programa “Nascer Mais”, que atribui um benefício de 1.500 euros a todas as famílias no primeiro ano de vida do seu bebé, em produtos adquiridos em farmácia.