Skip to main content

O Presidente do PSD/Açores José Manuel Bolieiro exaltou esta manhã a “capacidade de liderança” da Juventude açoriana na transformação do arquipélago, com base de princípios que a catapulta para um futuro promissor.

“A JSD é uma escola de formação política e cívica, de especial de sensibilidade democrática e autonómica, com reconhecimento nos valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da solidariedade”, afirmou o líder social-democrata.

José Manuel Bolieiro discursava na sessão de encerramento da 11ª Universidade de Verão da JSD, que contou com a participação de cerca de 30 jovens de todas as ilhas, durante três dias, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

Hoje é responsabilidade da geração atual garantir o sucesso dos jovens, para que o seu sucesso seja a garantia para o sucesso da Região. Pretendo que os nossos jovens estejam preparados para a geração de transformação dos Açores, pela riqueza, pelo talento”, prosseguiu.

“Expresso o orgulho que tenho, enquanto militante social-democrata que também foi da JSD, no facto de que a democracia autonómica encontrou na sua vocação intergeracional, fundadora e ética da social-democracia, uma oportunidade de debater as questões intergeracionais com a própria Juventude”, adiantou.

“A Universidade de Verão integra jovens de todas as nove ilhas, como um complemento e um alargamento a esta própria escola que a JSD é, tem sido e continuará a ser, porque inclui jovens que não têm militância partidária”, frisou.

Ao que acrescentou: “descobri que entre vós estão muitos líderes do pensamento, do pensamento crítico, do pensamento proponente, da capacidade, ousadia e ambição de participar. Fico muito feliz”.

José Manuel Bolieiro manifestou-se confiante no “sucesso da Juventude açoriana”, para quem será “o sucesso da nossa Região Autónoma e do nosso futuro coletivo”.

Neste quadro, o líder social-democrata demonstrou ainda a “integral confiança na capacidade da Juventude, pertencente à geração mais bem qualificada e preparada de todas as gerações dos Açores, do ponto de vista quantitativo e qualitativo”.

Para o Presidente do PSD/Açores, “este capital de esperança tem associado um compromisso para os políticos da minha geração, não pode ser outro senão desafiar-vos a participarem na ação política, na reflexão estratégica”.

Nesse sentido, reconhece o papel da JSD no projeto de governação da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “na afirmação alternativa inovadora” perante os cidadãos, através das suas propostas e impulso parlamentar.

E conjunto de políticas públicas implementadas pelo Governo da Coligação, a José Manuel Bolieiro não há dúvidas de que “os Açores estão hoje muito melhor”, com um conjunto de indicadores socioeconómicos a crescer como a taxa de emprego jovem, fruto “da consistência” no âmbito da ação rumo ao desenvolvimento.

Para José Manuel Boleiro, a Universidade de Verão se revela fundamental “pela capacidade de antecipar as exigências do futuro para tomar as boas decisões do presente”, como tem vindo a suceder com ações concretas e materializadas pelo Governo Regional.

Com a ambição de os Açores serem “os melhores do mundo”, o líder social-democrata açoriano conclui o seu discurso com um apelo à transformação por via do talento, nos domínios da economia do futuro, pela transição digital, energética, na economia azul, na economia verde e na economia espacial.

O Presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, encerrou esta manhã a Universidade de Verão traçando um balanço positivo, expectante agora “que esta seja uma catapulta para o aumento da participação cívica mais intensa nas vossas freguesias, nos vossos concelhos, nas vossas associações e grupos de jovens”.

Dirigindo-se aos participantes da Universidade de Verão das JSD/Açores de 2024, o líder dos jovens social-democratas sublinhou que o objetivo do evento passa por “garantir que uma geração inteira de jovens desperte para a importância da participação cívica, para garantirem que têm uma voz na construção do vosso e nosso futuro coletivo”.

“A UV é sobre dar oportunidades aos nossos jovens, para que através da sua capacidade crítica e interventiva possam dar contributos e propostas para as demais áreas que abrangem a nossa Região”, afirmou.

Luís Raposo garantiu a José Manuel Bolieiro estar perante “jovens líderes, estamos perante um futuro muito, mas muito promissor”, que saem da formação muitos “mais enriquecidos e preparados para a agenda política”.

O dirigente da JSD/Açores apela assim que “através da atividade e responsabilidade política tenham sempre capacidade proponente, atrativa, irreverente e mobilizadora, como juventude partidária que suporta um partido, líder de um Governo de Coligação na Região”.

O líder congratulou-se com o facto de ter conseguido “duplicar a nossa representação nos órgãos nacionais e triplicar os momentos formativos”, detendo dois deputados à ALRAA, tendo instalado pela primeira vez o Núcleo de Estudantes Social Democratas na Universidade dos Açores, nos polos de Ponta Delgada e Angra de Heroísmo.

A título de exemplo, apontou o anúncio, pelo Governo da República, de três empreitadas de conceção-construção para residências universitárias ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente 6,3 milhões de euros em Ponta Delgada, 5,2 milhões de euros em Angra do Heroísmo e 4 milhões na Horta.

“Um contraste total com o garrote socialista de Lisboa a que assistimos durante oito anos, com o consentimento do PS/Açores”, disse.

Mas Luís Raposo pretende ir mais longe, defendendo a garantia de 3,5% de vagas destinadas ao alojamento de estudantes açorianos deslocados, em função do contingente regional de acesso ao Ensino Superior.

“Para aqueles que fiquem de fora desta margem e paguem a renda, haja um aumento em 30% do benefício fiscal em sede de IRS”, sugeriu.

O também deputado do PSD/Açores pelo círculo de São Miguel defende a criação de um prémio literário Vitorino Nemésio, assim como o lançamento de um programa ‘Erasmus Pescas’, “para que um jovem pescador da Vila de Rabo de Peixe possa vivenciar experiências com outros jovens pescadores de outras vilas ou freguesias piscatórias, como por exemplo da Vila de São Mateus”.

“O futuro da minha, da vossa geração começa agora. Conto com todos vós para que diariamente possamos dar melhores condições aos jovens açorianos para se sentirem bem e realizarem os seus sonhos e objetivos nos Açores”, concluiu.

A vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, manifestou a sua “satisfação e orgulho pelo facto de a Universidade de Verão ter decorrido na cidade de Ponta Delgada”.

A social-democrata exortou os jovens a fazerem “ouvir a sua voz e a ter consciência que a participação ativa pode trazer mudanças significativas às muitas questões que definem o nosso quotidiano”, vincando que a Habitação, a Educação e o Empreendedorismo, constituem os três pilares da Juventude para autarquia pontadelgadense.

Desde a isenção de IMT na aquisição da primeira habitação até aos 34 anos, a uma majoração de apoio até 35% para jovens que coabitem com as famílias, as medidas estendem-se à atribuição de bolsas universitárias, requalificação de escolas e a criação de uma incubadora de empresas e benefícios na derrama.

A Universidade de Verão da JSD/Açores realizou-se durante quatro dias intensos e exigentes, de formação e reflexão política e cívica, aberta a todos os jovens açorianos, militantes ou não da JSD e do PSD, entre alunos e coordenadores, de todas as ilhas.