O deputado do PSD/Açores Luís Raposo afirmou hoje que o deputado socialista Francisco César se limita a propor, em matéria de Habitação, aquilo que Governo da Coligação PSD/CDS/PPM “já está a fazer”, lembrando que estão em curso investimentos de 22 milhões de euros na Região.
“Neste momento, estão em curso procedimentos na ordem dos 22 milhões de euros para a construção e reabilitação de habitações nos Açores. Apesar deste facto, o deputado Francisco César veio propor, como uma das condições para viabilizar o Orçamento para 2025, fazer exatamente aquilo que já está a ser feito pelo Governo”, afirmou o deputado social-democrata, após uma visita à empreitada de construção de 13 habitações unifamiliares na Urbanização de São Brás, concelho da Praia da Vitória.
Segundo Luís Raposo, “esta postura do deputado Francisco César não é nada mais que fingir que quer dialogar”.
“As intenções que o deputado Francisco César e o PS agora apregoam não passam de um simulacro de diálogo. Aliás, aqueles que agora nos acusam de nada fazer, são os mesmos que não assumem as suas culpas pelo que não fizeram”, disse.
O deputado do PSD/Açores salientou que o Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM “já construiu, em menos de quatro anos, mais 80% de casas do que os governos socialistas em oito anos”.
“Com o Executivo liderado por José Manuel Bolieiro já foram reabilitadas e construídas 128 casas, o que contrasta, de forma clara, com as 71 casas em oito anos, numa média de uma por ano por ilha, no tempo dos governos do PS”, reforçou.
De acordo com o parlamentar social-democrata, “a taxa de execução do parque habitacional nos Açores, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, fixa-se atualmente nos 35,72%, enquanto a nível nacional é de 18,88%”.
Além disso, acrescentou, entre 2021 e 2023, “o Governo dos Açores investiu 45 milhões de euros em habitação e apoiou mais de 10 mil famílias”.
Luís Raposo, que esteve acompanhado pelos deputados do PSD/Açores Paulo Gomes, Paulo Rui Chaves e Nídia Inácio, destacou ainda que as obras na Urbanização de São Brás “decorrem a bom ritmo, o que permitirá, brevemente, o reforço da oferta de Habitação na ilha Terceira”.