O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes afirmou hoje que o Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM foi “o primeiro a preocupar-se com a Estrada do Raminho, deixada ao abandono pelos governos do PS”.
O social-democrata falava após uma visita dos deputados da Coligação PSD/CDS/PPM eleitos pela ilha Terceira àquele troço de estrada, encerrado devido a uma derrocada, no âmbito da crise sísmica que afeta a ilha desde 2022, em que “a prioridade do Governo tem sido, sempre, a segurança das pessoas e a salvaguarda da vida humana”, disse.
“Como pudemos ver no local, há uma perigosidade muito elevada, com enormes pedras que têm vindo a cair, e consideramos uma grande falta de bom senso do PS em fazer um aproveitamento político desta questão”, referiu.
“Está em curso uma obra de restauro da estrada, com um prazo de execução de 45 dias, por cerca de 362 mil euros, já que a sua reabertura é essencial para permitir a evacuação da população, caso a crise sísmica se agrave”, explicou Paulo Gomes.
“Além de que o Governo Regional lançou, em julho, o concurso público para a reabilitação do talude desta estrada regional, com o valor base de quatro milhões de euros, visando repor as condições definitivas de circulação da via. Essa vai ser uma obra fundamental para a reabertura da estrada, em segurança para as populações”, acrescentou o parlamentar.
Segundo Paulo Gomes, “o mesmo Partido Socialista que, durante 24 anos, nada fez na Estrada do Raminho, apesar de alertado do perigo pelas juntas de freguesia e pela população, vem agora criticar demagogicamente a ação do Governo”, recordou Paulo Gomes.
“Agora na oposição, o PS continua sem pensar na segurança das pessoas, pois está a fazer um aproveitamento político da questão”, criticou o deputado, explicando que ao contrário do que dizem os socialistas, “as circunstâncias de há oito meses não se mantêm exatamente iguais, uma vez que se aguardavam novas eleições, provocadas pelo chumbo do Orçamento da Região, promovido pelo PS e pelo BE”.
Paulo Gomes alertou ainda “para a manutenção contínua que têm sido feita no acesso secundário a esta via, com melhorias na sinalização e no piso, sendo de uma demagogia atroz o PS vir falar na iluminação dessa estrada, quando sabemos que ela nunca existiu”.
“É ainda falso dizer que se demora uma hora e meia a fazer essa ligação, pois trata-se de um trajeto que se percorre em cerca de quinze minutos”, esclareceu.
Para o deputado do PSD/Açores, “o Governo Regional tem trabalhado de forma afincada para encontrar soluções técnicas para avançar com a obra, mas sempre mantendo uma postura de prudência perante a crise sísmica ainda em curso na Terceira”.
“Ao contrário disso, houve sempre uma postura irresponsável dos deputados do PS. Mas o facto é indesmentível, o Governo da Coligação tem colocado a segurança das pessoas sempre em primeiro lugar”, concluiu o social-democrata.
“Ao contrário disso, houve sempre uma postura irresponsável dos deputados do PS. Mas o facto é indesmentível, o Governo da Coligação tem colocado a segurança das pessoas sempre em primeiro lugar”, concluiu Paulo Gomes.