A deputada municipal da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), Luísa Barcelos, questionou a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo sobre os problemas de falta de água para a lavoura que se vêm verificando na freguesia dos Altares.
Em requerimento, a social-democrata solicita igualmente informações sobre a falta de água em outras lagoas do concelho de Angra do Heroísmo e se o município é o responsável pela sua gestão, conservação, limpeza e manutenção do equipamento.
Luísa Barcelos pede dados ainda acerca dos recursos humanos afetos à conservação, limpeza e manutenção de equipamentos municipais de armazenamento de água para consumo animal e que ações estão previstas.
A deputada municipal entende que “a Agricultura representa uma atividade económica da maior importância para Angra do Heroísmo, sendo este o setor de atividade com maior número de empresas constituídas no concelho, com mais de 1.100, em 2021”.
Conforme consta no Plano Estratégico de Combate à Pobreza e Exclusão Social de Angra do Heroísmo, “a Agricultura foi o setor de atividade que apresentou um crescimento de mais de 24% do tecido empresarial angrense, entre 2011 e 2020”, indica.
Para a autarca social-democrata, “os desafios permanentes que se colocam face às alterações climáticas revestem-se de maior complexidade, tendo em conta a situação de seca e falta de abastecimento de água a que se assiste em todas as ilhas”.
Daí que se “impõe a boa gestão dos recursos hídricos, a adequada e tempestiva conservação dos equipamentos e infraestruturas de armazenamento e abastecimento de água para consumo animal”, adverte no requerimento.
De acordo com a deputada municipal da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), estão identificadas “várias situações por parte de agricultores residentes na costa norte do concelho de Angra do Heroísmo, de alegada falta de água na lagoa dos Altares, de propriedade e gestão da autarquia, com graves constrangimentos à atividade”.
Luísa Barcelos considera essencial “uma boa gestão dos recursos hídricos, de conservação e manutenção dos equipamentos municipais de armazenamento de água que garantam condições a quem tem atividade agrícola em Angra do Heroísmo”, concluiu.