Skip to main content

O PSD/Terceira sublinhou hoje os bons indicadores do Turismo na ilha, nomeadamente “a trajetória crescente no número de turistas, de hóspedes e também nos proveitos do setor”, que são “resultados igualmente motivadores para a economia regional”.

A Comissão Política de Ilha dos social-democratas está “ciente dos desafios com que o nosso Turismo se depara, nomeadamente a mitigação da sazonalidade, a maior promoção de fluxos turísticos e a melhoria das condições da Aerogare Civil das Lajes. Mas hoje, a ilha Terceira está melhor do que alguma vez esteve enquanto o Partido Socialista foi Governo”, afirmam.

E repudiam “o intento do Secretariado de ilha do Partido Socialista em manter uma oposição tóxica, destrutiva, maldizendo perante os resultados que a todos deveriam motivar para uma ainda melhor realidade do setor na ilha. Isso não acontece com o PS”.

“Estamos satisfeitos com o desempenho do Turismo na Terceira, que mantém uma trajetória de crescimento nos vários indicadores, no primeiro semestre deste ano”, avança o PSD local, realçando que “assistimos a um forte investimento no setor entre nós, com efeitos replicadores nas demais atividades económicas da ilha, mas também nas ilhas envolventes”.

Segundo as informações do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), a Terceira registou, em junho deste ano, “mais 10% das dormidas em hotelaria e alojamento do que em junho de 2023, sendo que neste primeiro semestre, houve uma taxa de variação homóloga positiva de 15,6%”.

Também segundo informação do SREA, “há registo de mais 6% dos hóspedes face a junho de 2023, sendo que neste primeiro semestre, se registou uma taxa de variação homóloga positiva de 9%”, referem.

A Terceira apresentou ainda “mais 17% de proveitos totais, por comparação a junho de 2023, consolidando neste primeiro semestre uma taxa de variação homóloga positiva de 16% no que se refere a tal indicador”.

Em relação aos passageiros desembarcados, “manteve-se, em junho, o crescimento em relação ao mês homólogo de 2023, com uma taxa de variação positiva de 5% no que se refere aos passageiros aéreos”, citam os social-democratas.

“Como tal, o Turismo cresce de forma contínua e sustentada na Terceira, e apresenta recordes como nunca antes se verificaram, com 22 mil e 40 hóspedes, quase 63 mil dormidas e mais de 2 milhões e 800 mil euros em proveitos totais, só no mês de junho. Além dos 60 mil 820 passageiros desembarcados”, diz também a CPI.

O PSD/Terceira reafirma assim “a confiança no setor, nos agentes de restauração, hotelaria e atividades turísticas, assim como no Governo Regional, autarquias e demais parceiros, que se empenham em alavancar um setor que assume cada vez maior importância, não só na nossa ilha como em todo o arquipélago”, concluem.