Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira saudou hoje o foco do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “na recuperação do Centro de Processamento de Resíduos de São Jorge afetado por incêndio que deflagrou a 25 de agosto”.

O parlamentar social-democrata visitou a estrutura, gerida pela empresa Equiambi, para se inteirar dos danos e dos prejuízos causados pelo incidente.

Ao que Paulo Silveira constatou no local, “verificam-se graves prejuízos no pavilhão de compostagem, quer a nível da infraestrutura em si, como dos equipamentos aí instalados, cujas causas estão a ser avaliadas”.

De acordo com o deputado eleito por São Jorge, “a empresa encontra-se em fase de peritagem e avaliação de danos para proceder ao orçamento com vista à reabilitação do pavilhão mais danificado”.

Paulo Silveira ressalva que “a reabilitação do pavilhão da compostagem será concretizada a breve trecho, substituindo os atuais painéis laterais e a cobertura do pavilhão, de material altamente inflamável, por material mais adequado às funções que se lhe exigem”.

A área afetada, sublinhou o parlamentar, “data da governação socialista que não salvaguardou a segurança dos materiais a utilizar na sua construção, cujos resultados estão agora à vista”.

Até à recuperação da estrutura, “está assegurada a recolha de resíduos de forma habitual na ilha de São Jorge, sendo que a triagem seletiva está a ser efetuada no Pavilhão Bio, inaugurado em maio, enquanto os resíduos indiferenciados são depositados em espaço provisório, até a situação ficar ultrapassada”, disse.

Ainda segundo Paulo Silveira, “a empresa responsável pela gestão dos resíduos rapidamente promoveu uma solução temporária e alternativa, a par dos procedimentos necessários à requalificação do edifício, sem comprometer a qualidade do serviço prestado”.

O parlamentar social-democrata deixa assim o apelo “ao contributo de todos os jorgenses para continuarem as boas práticas de reciclagem, num contributo essencial de cidadania”.

O deputado do PSD/Açores congratulou-se “pela pronta ação dos Bombeiros da Calheta, que acorreram rapidamente ao incêndio”, assim como pelo “desempenho e dedicação dos colaboradores do Centro de Processamento de Resíduos da Ilha de São Jorge no exercício das suas funções neste momento”.

“Uma palavra de reconhecimento pela disponibilidade da tutela para responder a esta situação, numa evidência de que todos os agentes do setor estão focados na solução, mais do que na retirada de dividendos político-partidários”, concluiu Paulo Silveira.