O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores, Paulo Gomes, sublinhou hoje “a visão de futuro demonstrada pelo Governo da Coligação PS/CDS-PP/PPM, ao avançar com a ampliação do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira (TERINOV), acompanhando o crescimento revelado por aquele ecossistema empresarial”.
O social-democrata sublinha a abertura de um concurso para a empreitada de ampliação do TERINOV, “com o preço base de 1,9 milhões de euros, numa intervenção integrada no PRR-Açores, e que se insere na necessidade de ampliar a oferta de espaço para a instalação de empresas no Parque, tendo por base a criação de oito novas áreas empresariais e respetivos apoios”.
“Neste momento, o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira tem 69 projetos instalados, num verdadeiro ecossistema empresarial que representa cerca de 300 utilizadores de 12 nacionalidades diversas, tendo sido recentemente distinguido pelo Centro de Investigação Conjunto da Comissão Europeia como um exemplo de estudo na área do empreendedorismo e conectividade”, frisa Paulo Gomes.
“Da mesma forma, a presença do TERINOV em Angra do Heroísmo, assim como da Start-Up Angra, complementados pela existência de um pólo da Universidade dos Açores, revela que o concelho apresenta uma ligação entre instituições de investigação e tecnologia acima da média”, refere o deputado.
Segundo Paulo Gomes, o investimento previsto, que tem um prazo de 365 dias para a sua execução, “pretende então melhorar as condições do espaço do TERINOV, alavancando a capacidade do Parque para atrair investimento e para estimular a fixação de pessoal altamente qualificado na Terceira e nos Açores. Esse é um mote comum a várias iniciativas do Governo da Coligação, com resultados que estão à vista de todos”, considera.
“É uma aposta clara do Governo Regional investir na expansão dos Parques de Ciência e Tecnologia, que estão consolidados como centros de conhecimento e de investigação, com essa capacidade de fixar pessoas e empresas em ecossistemas associados que desenvolvem projetos de investigação e dão a conhecer os Açores ao mundo”, acrescenta o vice-presidente da bancada social-democrata na ALRAA.
“O TERINOV é um espaço de conhecimento científico, que se alia ao setor empresarial, em diversos contextos, que vão da tecnologia desenvolvida para rastrear artes de pesca a partir de um telemóvel, comunicar sem utilizar redes móveis e consultar em tempo real, em alto mar, o preço do peixe em lota, até ao sistema de aviso prévio para evitar a proliferação do fungo Pithomyces Chartarum, desenvolvido numa parceria com a UNICOL e o AIR Centre”, conclui Paulo Gomes.