Skip to main content

A Comissão Política de Ilha de Santa Maria do PSD/Açores denunciou hoje as “promessas falhadas” pelo executivo socialista da Câmara Municipal de Vila do Porto, considerando que o concelho necessita de um “novo rumo”.

“Ao fim de quase três anos de mandato do PS, que apresentou aos marienses um caderno cheio de promessas milagrosas, conclui-se que estas tardam em dar frutos ou a aparecer”, apontam os social-democratas.

De acordo com a estrutura do PSD, “os socialistas apresentaram na Assembleia Municipal de Vila do Porto os três maiores orçamentos de sempre, sempre acima de nove milhões de euros, mas todos os dias dizem às pessoas que afinal não têm dinheiro para aquilo que é preciso e urgente realizar”.

“Na verdade, o pouco que o PS concretizou foram obras que transitaram do anterior executivo do PSD, como o Caminho Velho do Cais, a Casa Velório ou a Casa das Covas”.

Para os social-democratas, “houve, da parte do Partido Socialista, uma vontade enorme de tentar apagar o passado recente, em vez de aperfeiçoar aquilo que vinha de trás, com provas dadas, como o exemplo da recolha de resíduos, cuja alternativa tarda em impor-se”.

Por outro lado, a Comissão Política de Ilha de Santa Maria “reconhece o trabalho dos vereadores do PSD, que apresentaram propostas para a melhoria no sistema de recolha de resíduos, para a necessidade de reformular a dinâmica de funcionamento da central de táxis, ou para melhorar o estacionamento na zona industrial, que neste momento se encontra num estado caótico”.

Os social-democratas entendem que “a ilha de Santa Maria precisa de um novo rumo”, preparando-se agora para “desenhar um projeto autárquico vencedor e conciliador dos diversos anseios dos marienses, assente num desenvolvimento integrador, audaz e sustentável”.

Por seu turno, a estrutura de ilha do PSD faz um “balanço positivo da atividade de todos eleitos pelo partido” no primeiro semestre de 2024, quer na Câmara Municipal de Vila do Porto e na Assembleia Municipal, quer pelo deputado na Assembleia Legislativa dos Açores, “cujo trabalho se enaltece”.

Admitindo que “há muito a fazer, em áreas severamente afetadas pelo chumbo do Orçamento da Região em novembro de 2023 e pela consequente realização de eleições regionais antecipadas”, o PSD de Santa Maria “manifesta-se confiante face ao novo semestre que se inicia”.

“Não deixaremos nunca de lutar por aquilo que é justo ser reivindicado”, sem esquecer “alguns grandes investimentos em curso, como a variante a Vila do Porto, a reabilitação da antiga Casa do Diretor do Aeroporto ou o projeto de reabilitação e ampliação da Unidade de Saúde de Ilha”, concluíram os social-democratas.