Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores com assento na Comissão dos Assuntos Sociais (CAS) da Assembleia Legislativa saudaram hoje a “transparência com que se tem pautado o processo de recuperação do Hospital Divino Espírito Santo (HDES)”, numa “articulação exemplar” entre o Governo Regional e o conselho de administração.

Délia Melo, Cecília Estácio, Luís Raposo, Nídia Inácio e Salomé Matos falavam à margem de uma visita da CAS ao HDES, que teve por objetivo avaliar o processo de recuperação na sequência do incêndio que deflagrou na unidade hospitalar a 4 de maio deste ano.

Na visita guiada pelo conselho de administração, os parlamentares social-democratas, que estiveram também no Pavilhão Carlos Silveira e no Centro de Saúde da Ribeira Grande, constataram “a boa capacidade de resposta demonstrada junto da população ao nível da prestação dos cuidados de saúde”.

Os deputados do PSD/Açores foram esclarecidos acerca de todos os procedimentos em curso, desde o dia em que ocorreu o incidente até hoje, a par do que se encontra em preparação para o futuro que passa pela reconstrução do HDES.

Os parlamentares social-democratas salientam que este é “um processo moroso que não fica concluído em dois meses, tendo em conta a dimensão da estrutura, os meios tecnológicos disponíveis, assim como a funcionalidade de cada um dos serviços, cujo programa operacional será entregue até outubro, para depois se avançar com o projeto de requalificação”.

Os deputados do PSD/Açores lamentaram, por isso, a “irresponsabilidade e demagogia políticas demonstradas pelo Partido Socialista” acerca da situação no HDES.

“Se as sucessivas governações socialistas não tivessem deixado o HDES ao abandono, poderíamos estar perante um cenário de investimento tecnológico, em vez de uma reconstrução que leva muito mais tempo”, apontaram.

Para os parlamentares social-democratas, “o Governo Regional, com destaque para a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, está a agir com determinação neste processo, tendo sempre principal preocupação a segurança dos utentes e dos profissionais de saúde”.

Délia Melo, Cecília Estácio, Luís Raposo, Nídia Inácio e Salomé Matos felicitaram também “todos os profissionais de saúde que, desde a primeira hora, se têm dedicado à prestação dos cuidados junto dos utentes, de modo a minimizar o impacto na assistência às populações”.