Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Luís Soares considerou hoje que a entrada em funcionamento da nova grua do Porto da Praia da Vitória “marca a diferença na forma de governar da Coligação PSD/CDS/PPM face aos anteriores executivos socialistas, que nunca foram capazes de criar as condições ideais para aquela estrutura portuária”.

Face ao investimento, de 4,5 milhões de euros, “e que acompanhou um igual equipamento também instalado no Porto de Ponta Delgada”, o social-democrata reitera que o trabalho do Governo da Coligação no Porto da Praia da Vitória “continua a ser um bom exemplo da aplicação de fundos comunitários, em prol do desenvolvimento da Região e da Terceira, contrastando com o que os governos do PS não conseguiram fazer”.

“No caso em concreto, estamos a falar de uma grua com capacidade de movimentação de carga até 120 toneladas, a permitir, portanto, movimentar carga mais pesada, e tendo um alcance de até 48 metros, essencial nas operações com navios maiores e mais largos”, explica Luís Soares.

“Esta nova grua tem também a possibilidade de trabalhar em modo 100% elétrico, o que lhe permite ser ambientalmente mais sustentável, sendo um equipamento que roda sobre si próprio, o que lhe dá uma eficiência operacional de grande calibre”, disse também o deputado terceirense.

Com a instalação de mais uma grua em cada um daqueles portos comerciais “consegue-se uma redundância em cada um deles, o que justifica em tudo mais este investimento da Portos dos Açores e do Governo dos Açores, num total de nove milhões de euros nas duas gruas”, acrescenta Luís Soares.

Ainda segundo o deputado do PSD/Açores, “o trabalho efetuado por este Governo continua a corrigir os erros operados pela gestão socialista no Porto da Praia da Vitória e tem vindo a garantir o acesso a fundos comunitários, uma vez que todos os projetos e concursos públicos lançados pelo PS nas vésperas das eleições de 2020 tiveram de ser revistos ou renegociados”, recorda.

“O Governo liderado por José Manuel Bolieiro herdou da governação socialista vários projetos subfinanciados ou pouco adequados do ponto de vista técnico para o Porto da Praia da Vitória. E o Executivo tem vindo, paulatinamente, a corrigir essas situações, em prol do desenvolvimento económico da nossa terra, onde aquele porto tem um papel preponderante”, assinalou o parlamentar.

“Como já referimos em anteriores visitas e reuniões, este Governo Regional está a investir nas potencialidades do Porto da Praia da Vitória, algo que a governação socialista nunca conseguiu levar a cabo. E, com isso, só têm a ganhar os terceirenses e os açorianos”, concluiu Luís Soares.