O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz afirmou esta manhã que o atual Governo da República, liderado por Luís Montenegro, “fez mais pelos Açores em 100 dias, do que fizeram os governos do PS em 8 anos”.
Intervindo no Debate sobre o Estado da Nação, o social-democrata sublinhou que “este Governo da República e o Sr. Primeiro-Ministro conseguiram, em 100 dias, pôr em marcha o Grupo de Trabalho para o estudo do novo modelo do Subsídio Social de Mobilidade; analisar, em termos de concurso, a substituição do Anel CAM interilhas; e avançar com o compromisso, e o trabalho concreto, sobre as Obrigações de Serviço Público”.
Paulo Moniz dirigiu-se diretamente ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, para dizer que “há uma fascinação autoreprimida, do Partido Socialista pela eficácia da ação governativa [do atual Governo da República]. Isso é absolutamente claro, até porque o novo líder do PS/Açores tem um dilema, pois é um deputado em part-time, e é um líder do partido em part-time”.
“Mas o que incomoda mesmo o Partido Socialista, é que o senhor [Primeiro-Ministro] fez, em 100 dias, aquilo que nunca fizeram, em mais de oito anos, os governos do PS, que continua, repetidamente, a negar a eficácia do atual Governo”, frisou o parlamentar açoriano.
No seguimento do debate, o social-democrata lembrou também que a Autonomia dos Açores “depende de um instrumento financeiro fundamental, que é a Lei de Finanças Regionais”.
“Não se trata apenas da regulamentação da relação financeira entre a República e os Açores, mas é, especialmente, o que permite cumprir o princípio da subsidiariedade, satisfazendo a cidadania dos Açorianos em pé de igualdade com o restante do país”, explicou Paulo Moniz.
Assim, o deputado do PSD/Açores na Assembleia da República exultou Luís Montenegro a “olhar pela revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas, dando-lhe a atenção que, consistentemente, irá permitir que o modelo constitucional e autonómico de Portugal continue a garantir os direitos de cidadania a todos os açorianos”, concluiu.
Seja do PSD
Ainda antes da autonomia regional, a história do
Partido Social Democrata dos Açores funde-se
com a história do povo Açoriano.