Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Pico, Ana Jorge e José António Soares, congratularam a EDA – Empresa de Eletricidade dos Açores pela “aposta na eficiência energética” na ilha.
Os parlamentares social-democratas visitaram as obras em curso na Central Termoelétrica da Ilha do Pico, designadamente as empreitadas de construção da subestação de 30 quilovolts, cujo investimento ascende a 1,4 milhões de euros.
Para Ana Jorge e José António Soares, trata-se de uma “obra essencial para colmatar a obsolescência de equipamentos existentes, procedendo à sua substituição por equipamentos mais modernos e mais eficazes, permitindo reduzir grandemente a utilização de gases fluorados”.
Para além da dotação de equipamentos, encontram-se igualmente em curso obras de remodelação do edifício nas áreas administrativas, “permitindo também melhores condições de trabalho aos respetivos trabalhadores”, destacaram.
“Estão igualmente previstas a substituição das coberturas de vários edifícios técnicos, bem como a ampliação das oficinas mecânica e elétrica”, constataram.
De acordo com os deputados do PSD/Açores, “para o final do período 2024-2028, prevê-se a substituição dos Grupos Geradores 1, 2 e 3, devido ao elevado número de anos de serviço, mais uma intervenção que permitirá a rentabilização da infraestrutura e a diminuição das emissões de gases de efeito de estufa”.
Desta forma, sublinharam os parlamentares social-democratas, “a aposta na eficiência energética no Pico contribui para as metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e concorre claramente para o processo de descarbonização”.
Para o mesmo período, segundo Ana Jorge e José António Soares, destacam-se igualmente “os investimentos para garantir a continuidade do abastecimento e melhoria das condições de exploração e a construção de sistemas de reserva rápida, permitindo sistemas de armazenamento mais eficazes, face ao uso de energias renováveis, possibilitando a expansão do Parque Eólico”.
Os parlamentares social-democratas consideram fundamental “o aproveitamento multiusos da Lagoa do Paúl, projeto que envolverá várias entidades, como as câmaras municipais da ilha do Pico e o IROA – Instituto Regional do Ordenamento Agrário”.
Ana Jorge e José António Soares entendem que “este projeto merece a participação da EDA, sendo reconhecida a sua importância para a concretização de objetivos no uso eficiente de água na ilha e produção de energia limpa”, concluíram.