Os deputados da JSD/Açores no Parlamento açoriano salientaram hoje “a resposta do Governo da República, liderado por Luís Montenegro, à falta de alojamento estudantil na Região, mudando esse paradigma através de várias ações, que vão totalizar cerca de 15,5 milhões de euros de investimentos”.
Luís Raposo e Paulo Rui Chaves destacaram os anúncios recentes das empreitadas de conceção-construção de três residências para estudantes, ao abrigo do PRR, “nomeadamente em Ponta Delgada, num investimento de 6,3 milhões de euros, em Angra do Heroísmo (5,2 milhões de euros) e na Horta (4 milhões de euros), que vêm ao encontro da preocupação demonstrada pela JSD/Açores, finalmente atendida por este Governo da República”, adiantam.
“Tantas vezes manifestamos a nossa preocupação com a falta de alojamento estudantil para os alunos da Universidade dos Açores, pelo que saudamos que se veja agora a luz ao fundo do túnel, com estes três anúncios, que não tardaram a surgir”, referem.
“Depois de um Governo [do PS] que apostava em anúncios e promessas, estamos perante um Governo da República que sabe ao que veio, que está a cumprir, e que não deixou os jovens e as famílias açorianas sem respostas no que diz respeito a esta matéria”, afirmam.
Assim, a JSD/Açores congratula-se “pela liderança que teve nesta causa dos jovens açorianos, uma vez que, durante anos, assistimos à inércia dos sucessivos governos socialistas, com o PS/Açores a nada conseguir fazer para responder aos alunos açorianos no que respeita ao alojamento estudantil na Região”.
Luís Raposo e Paulo Rui Chaves asseguram “que este Governo da República já mostrou, em tão pouco tempo de governação, que está disponível e a dar respostas, também ao nível do Ensino Superior, contrastando claramente com a herança socialista naquele setor, quer a nível nacional como nos Açores”, concluem.