A Comissão Política de Ilha (CPI) das Flores do PSD/Açores evidenciou hoje os “progressos significativos” registados com o Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM, destacando as melhorias em áreas como os Transportes, Saúde e Ambiente.
Segundo os social-democratas florentinos, o Governo da Coligação “apresenta obra feita em tão pouco tempo” na ilha das Flores, apesar dos constrangimentos resultantes do Furacão Lorenzo, em 2019, que destruiu o Porto Comercial das Lajes.
O presidente da CPI das Flores do PSD/Açores, Hélio Freitas, faz um balanço positivo da visita estatutária do Governo liderado por José Manuel Bolieiro à ilha, que serviram para constatar tratar-se de um Executivo que “cumpre o que promete, ao contrário da governação socialista, que fazia muitos anúncios que nunca saíram do papel”.
O dirigente social-democrata reconheceu assim todos o “enorme esforço financeiro” feito pelo Governo Regional desde 2020 com vista à recuperação do Porto das Lajes das Flores, “apesar do anterior Governo da República do Partido Socialista ter voltado as costas à ilha, ao não cumprir a promessa de comparticipar a obra em 85%”.
“O Governo de José Manuel Bolieiro colocou mãos à obra nesta empreitada, prevendo-se para este ano o início de um investimento de 200 milhões de euros na sua recuperação. Será a maior obra pública dos Açores”, adiantou.
De acordo com Hélio Freitas, está presentemente a decorrer o concurso para o molhe de proteção e para o cais acostável, pelo que “será praticamente um novo porto, cujo prazo de execução é de 60 meses”.
Entretanto, já foi efetuada uma intervenção de 48 milhões de euros, “de modo a garantir o abastecimento da ilha das Flores através do fretamento de um navio, pelo valor anual de cerca de dois milhões de euros”, salvaguardou.
Mesmo assim, destacou o social-democrata, “o Governo da Coligação não descurou outras áreas importantes na qualidade de vida dos florentinos, como é o caso da Saúde, designadamente com a aposta no aumento significativo de consultas, a par da deslocação de médicos especialistas à ilha”.
Pese embora o facto de a questão da desertificação constituir uma preocupação “desde há muito tempo”, frisou que se “assiste a uma estabilidade demográfica nos dois últimos anos, devido à implementação de um guia de facilitação de contratação de migrantes”.
O presidente da CPI das Flores do PSD/Açores apontou igualmente a importância das políticas de apoio à natalidade promovidas pelo Governo da Coligação, que “contribuem para o atual cenário”.
Hélio Freitas felicitou igualmente o Executivo de José Manuel Bolieiro “por não esquecer a importância do Ambiente e sua sustentabilidade, materializada na construção do Centro de Processamento de Resíduos, num investimento de 1,1 milhões de euros, a que se soma a expedição de transporte de resíduos”.
“Os progressos significativos alcançados nas Flores sob a liderança do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM são um testemunho do compromisso inabalável do Executivo com o desenvolvimento da ilha e o bem-estar dos florentinos”, concluiu.