Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Nídia Inácio destacou hoje que mais de 27 mil idosos já beneficiam do Complemento para Aquisição de Medicamentos pelos Idosos (COMPAMID), o que representa um “aumento exponencial” face ao verificado nos governos socialistas.

“Em 2019, havia sete mil beneficiários do COMPAMID, com um plafond de 406 euros anuais para cada idoso. Atualmente, graças ao Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, há mais de 27 mil beneficiários. E, com o aumento aprovado no Orçamento para 2024, agora já publicado, o valor do plafond é já de 608 euros anuais”, afirmou.

A social-democrata falava após uma reunião com a direção da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores (URIPSSA), na Praia da Vitória, em que o grupo parlamentar do PSD/Açores se inteirou da atividade desenvolvida por aquela entidade.

Nídia Inácio salientou que, desde 2020, “houve um aumento exponencial do número de beneficiários do COMPAMID, graças à simplificação do procedimento automático no ato de compra nas farmácias”.

“Foi também com o Governo da Coligação que se registou um aumento sem precedentes nos recursos públicos alocados a esta matéria. O investimento no COMPAMID passou de 1,2 milhões de euros, no tempo do Partido Socialista, para mais de sete milhões de euros com o Governo da Coligação”, disse Nídia Inácio.

Para a parlamentar social-democrata, o reforço continuado dos apoios sociais comprova “o compromisso com a justiça social e a redução das desigualdades” na ação do Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM, que tem permitido “bons resultados na assistência social e no apoio às populações vulneráveis”.

“É com agrado que registamos que o Governo da Coligação demonstra um compromisso com a justiça social e a redução das desigualdades. Depois do tempo perdido nos últimos meses devido ao chumbo do Orçamento, será possível voltar a ajudar a população, ajustando os apoios às suas necessidades”, garantiu.

Nídia Inácio destacou igualmente o aumento do Complemento Regional de Pensão, popularmente conhecido por ‘cheque pequenino’, cujo valor mais do que duplicou com o Governo dos Açores da Coligação PSD/CDS/PPM.

“Há atualmente mais de 31 mil beneficiários do Complemento Regional de Pensão. O montante desse apoio, para as pensões mais baixas, passou para mais do dobro, sendo agora de 116 euros, quando em 2019 era apenas de 54 euros. Essa foi uma medida melhorada e alargada pelo Governo da Coligação”, frisou Nídia Inácio.

Para a deputada social-democrata, é “inegável que o Governo da Coligação tem apontado os apoios públicos para as populações vulneráveis como uma prioridade, de forma a melhorar as suas condições de vida”.

A reunião com a direção da URIPSSA serviu igualmente “para se fazer um balanço do trabalho realizado pelas instituições particulares de solidariedade social açorianas, nomeadamente o que se tem conseguido alcançar nas áreas da assistência social e do apoio a populações vulneráveis”, adiantou.

A deputada do PSD/Açores lembrou ainda “o reforço de quatro milhões de euros do Estado para a área social, que só tinham sido pagos em 30% pelo anterior Governo da República do PS”, tendo o atual Executivo nacional pago na totalidade.

Nídia Inácio acrescentou que o apoio aos que mais precisam “é um trabalho que nunca se esgota”, estando o Governo liderado por José Manuel Bolieiro sempre “atento”.

“O Governo da Coligação já fez muito, mas está diariamente atento e ciente de que se trata de um processo gradual e contínuo, para os açorianos mais necessitados verem as suas vidas melhoradas”, concluiu.