A deputada do PSD/Açores Salomé Matos considerou hoje que a adjudicação da obra de reparação da Escola Secundária Manuel de Arriaga é um “momento de viragem” para a comunidade educativa do Faial, lembrando que vão ser reparados os “vários erros de construção” da empreitada em 2007.
“Há muito que a Escola Secundária Manuel de Arriaga carece de intervenções de elevado valor, devido a vários erros de construção e utilização de materiais desadequados. Estes problemas foram sempre ignorados pela governação socialista. Recorde-se que a construção da escola pecou por diversos erros aquando da sua edificação em 2007. A adjudicação da obra é, por isso, um momento de viragem”, afirmou.
De acordo com Salomé Matos, estima-se que a empreitada, que se iniciará a curto prazo e representará um investimento superior a meio milhão de euros, fique concluída em meados de 2025, tendo em conta que o prazo de execução é de 180 dias.
“Devido aos erros do passado, a Escola Secundária Manuel de Arriaga vai sofrer uma intervenção de fundo, através da reparação patologias das instalações, designadamente as coberturas, as fachadas, o auditório e os tetos falsos”, apontou.
A parlamentar social-democrata recordou que os problemas estruturais no estabelecimento de ensino “se agravaram com o Furacão Lorenzo, em 2019, resultando no encerramento do Auditório, não tendo sido devidamente acautelados pelo governo do PS, apesar de identificados numa vistoria”.
“Mas graças ao esforço financeiro por parte do Governo Regional, liderado por José Manuel Bolieiro, as obras serão iniciadas em breve e preveem a beneficiação do Auditório, assim como do bloco dos serviços administrativos até à zona da Biblioteca, colmatando as infiltrações pluviais”, salientou.
Salomé Matos destacou que “o Auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga é uma infraestrutura que serve não só a comunidade escolar, mas também toda a população faialense, e que o complexo desportivo serve também a prática de modalidades desportivas extracurriculares”.
“O Governo Regional, não obstante a pesada herança recebida, encarou com determinação este processo, cinte da importância desta Escola e do potencial das suas infraestruturas no panorama escolar faialense”, concluiu.