Skip to main content

O deputado do PSD/Açores, Jaime Vieira, destacou hoje o aumento homólogo de dois milhões de euros no valor da pesca descarregada em lota nos primeiros quatro meses de 2024, o que comprova a “estratégia sólida” do Governo Regional para o setor.

“De janeiro a abril de 2024, a pesca descarregada nos Açores gerou um rendimento de cerca de 11,7 milhões de euros. Trata-se de um aumento de dois milhões de euros face ao mesmo período do ano passado. Estes números comprovam a estratégia sólida que o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM tem para o setor”, afirmou.

O parlamentar social-democrata, que citava dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, salientou que o aumento no rendimento da pesca verificado este ano “desmente o constante bota-abaixo do Partido Socialista”.

“O PS, qual arauto da desgraça, vinha apregoando que o setor das Pescas não estava a ser bem gerido. Ora, os dados de 2024 comprovam o inverso: com este Governo, o rendimento de pescadores e armadores está a melhorar substancialmente. As estatísticas oficiais mostram que as críticas do PS não têm fundamento”, sublinhou.

Segundo Jaime Vieira, “as críticas do PS ao Governo da Coligação são dirigidas principalmente às decisões das próprias associações de Pescas, já que as medidas que estão a ser aplicadas vão ao encontro das suas pretensões e no seguimento do diálogo profícuo com o Executivo Regional”.

Para o parlamentar social-democrata, “um dos aspetos relevantes que temos vindo a constatar é que este setor tem vindo a melhorar os rendimentos, apesar de existirem ainda artes e contextos onde o valor do pescado ainda está aquém do pretendido”.

Além disso, os pescadores açorianos “têm mais rendimentos na atualidade do que nos tempos de governação socialista, fruto da estratégia do Governo de Coligação, que tem conseguido dar a volta ao setor apesar da herança recebida”, concluiu o deputado do PSD/Açores.