A deputada do PSD/Açores, Délia Melo, destacou terça-feira que o Plano e Orçamento para 2024 dirigido à Educação está focado “no sucesso escolar”, conferindo cada vez mais condições “para um real combate ao insucesso e ao abandono precoce da educação e formação e, consequentemente, uma melhoria de resultados e do processo de ensino e da aprendizagem”.
“Os documentos que aqui analisamos dão continuidade a uma política centrada no sucesso escolar, na inclusão e no fomento de uma cidadania ativa e esclarecida”, afirmou a vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata.
Délia Melo defendeu na Assembleia Legislativa dos Açores “um sucesso que não se quer estatístico e hierarquizado, mas de aprendizagens reais”.
Um percurso que se faz “com investimento e determinação”, registando-se, por isso, um aumento das verbas alocadas a esta área sectorial, que “ascende a 34 milhões de euros, mais cinco milhões do que no ano transato”, sublinhou a deputada, “a que se juntam 11 milhões destinados à requalificação de infraestruturas escolares”.
A parlamentar social-democrata vincou que “se tem vindo a construir uma escola para todos, da infância à idade adulta, valorizando o desenvolvimento de competências mais exigentes e mais adequadas aos tempos que vivemos”, e que, nesse âmbito, também se tem valorizado o ensino profissional.
Segundo Délia Melo, a maior parte do investimento no setor destina-se “ao Apoio Social Escolar, para ajudar a aliviar a pressão financeira sobre as famílias com menores rendimentos”.
Desta forma, prosseguiu, permite “aos pais investir mais tempo e recursos noutras áreas críticas da vida familiar e fundamentais para garantir que todos os alunos tenham as condições necessárias para a aprendizagem, ao promover a igualdade de oportunidades e apoiar o bem-estar dos alunos”.
Além disso, são reforçados “os apoios no âmbito da educação inclusiva”, revelando que esta “não é uma teoria”, mas uma prática que se concretiza através de programas de apoio e de recursos mais especializados, relembrando que o Governo de Coligação integrou nos quadros mais de 200 recursos humanos diretamente relacionados com esta área.
Délia Melo sublinhou, ainda, que se tem avançado com a redução da burocracia associada à gestão escolar e se tem dado continuidade à transição digital e à aposta na dignificação do trabalho dos profissionais da educação.
“Tudo isto é feito em contínuo e em progresso”, finalizou a deputada.