Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira salientou quarta-feira que o Plano e Orçamento para 2024 “demonstra a estratégia que o Governo da Coligação (PSD/CDS-PP/PPM) tem para o setor das Pescas na Região”.

No entender do parlamentar social-democrata, “as Orientações de Médio Prazo assentam na proteção e gestão dos recursos marinhos de uma forma sustentável para os próximos anos”.

Jaime Vieira interveio no debate da análise ao Plano e Orçamento para 2024 sobre o setor das Pescas, destacando as verbas previstas para a investigação, de modo a “criar condições para uma área mais rentável e sustentada”.

A ser ver, a aprovação dos documentos permitirá que “os pescadores açorianos e toda a fileira da pesca possam ganhar mais, pescando menos, e os dados comprovam isto”.

O deputado do PSD/Açores saudou os protocolos estabelecidos com a Escola do Mar que irão garantir “mais e melhor formação”, sendo que em 2023 formou 734 alunos.

Segundo Jaime Vieira, também a parceria formada com a Lotaçor se revela fundamental na resolução de questões com as reparações, aquisições de gruas, numa aposta de quatro milhões de euros.

No que respeita à inspeção e fiscalização, “haverá uma aposta nos meios tecnológicos, aquisição de monicaps, drones, câmaras de vigilância, radares, verificando-se um aumento da verba para este fim”, ao contrário do que o PS tenta preconizar.

Jaime Vieira defendeu, por fim, o diálogo com o setor a propósito das áreas marinhas protegidas, “de modo a tomar as melhores decisões”.