O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz apelou hoje “à união de todas as forças políticas” do Parlamento, no sentido “de se agilizarem as resoluções que forem necessárias” face à grave situação causada pelo recente incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.
Num debate sobre Saúde, o social-democrata disse que “é preciso olhar para esta situação como um problema central do país, pois trata-se de um hospital fundamental para uma população da ilha de São Miguel que neste momento tem um temor induzido pela atual realidade”.
“Venho por isso apelar, a todas as forças políticas da Assembleia da República que se unam, agilizando quaisquer que sejam as resoluções céleres de um problema que vai precisar de medidas extraordinárias, “avançou Paulo Moniz.
O parlamentar lembrou que, no passado sábado, “deflagrou um incêndio na zona técnica que abastece de energia elétrica aquela unidade de saúde, que levou à retirada de cerca de 300 utentes, alguns deles acamados, alguns bebés em incubadoras, num processo sem precedentes, que deixou a ilha de São Miguel sem hospital”.
Paulo Moniz destacou “uma situação dramática, que está a ser resolvida, graças à pronta intervenção dos bombeiros, das forças de segurança, dos militares, dos voluntários que, sem olhar a meios, e correndo elevado risco, conseguiram controlar a situação”.
E sublinhou elogiosamente “a ação do Governo Regional dos Açores, que prontamente pôs em marcha o necessário socorro, e do Governo Regional da Madeira, que se prontificou a receber, e recebeu, várias dezenas de açorianos para tratamento de hemodiálise”.
“Num agradecimento extensivo também ao Governo da República, uma vez que, logo na segunda-feira, a Ministra da Saúde esteve em Ponta Delgada, testemunhando a situação gravíssima que se vive”, frisou Paulo Moniz.