Skip to main content

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores Paulo Gomes destacou ontem os bons resultados conseguidos pelas equipas desportivas açorianas, “que traduzem o bom trabalho desenvolvido pelos clubes na utilização dos apoios oficiais garantidos pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM”.

O social-democrata enfatizou “o reforço de mais de 2 milhões de euros no Orçamento para o Desporto e cerca de 1,5 milhões de euros para apoiar os eventos desportivos e os clubes envolvidos em competições não profissionais”.

Paulo Gomes valorizou a presença da Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto nas cimeiras realizadas com as Associações, “algo inédito e que foi muito reconhecido pelas próprias associações, que frisaram a proximidade e o interesse demonstrado por aquele membro do Governo”.

E lembrou que “cabe aos clubes um papel fundamental na nossa sociedade, pela importância social que têm, pela ação formativa e dinamizadora da económica que asseguram, mas também pela promoção de hábitos de vida saudável, e por afastarem os jovens do universo das toxicodependências”, adiantou.

Pelo que disse ser “muito importante” a criação do estatuto do treinador formado nos Açores, “que apoia os clubes na sua contratação e cria um pacote de incentivos à carreira de treinador. Os treinadores desempenham um papel essencial na formação dos jovens, pelo trabalho atual e dedicado, mas também por formarem os homens de amanhã”.

O deputado congratulou o governo por “definir atempadamente os contornos do apoio da ‘Palavra Açores’, fazendo-o no início das épocas desportivas, ao contrário do que acontecia com os governos do Partido Socialista, que apenas o faziam no final de outubro, e já com a época a decorrer, criando grandes constrangimentos aos clubes”, afirmou.

Paulo Gomes saudou ainda os clubes açorianos e as respetivas associações “por mais uma época de grande esforço e dedicação. Uma época desportiva que está a terminar, e em que temos de congratular o Santa Clara pela subida à Primeira Liga de Futebol, o Lusitânia pela subida à 1ª Divisão de Futsal, uma conquista que é muito importante para a modalidade nos Açores, também o Candelária pela subida à 1ª Divisão de Hóquei em patins, o Operário pela conquista do Campeonato de Futebol dos Açores e os Biscoitos pela conquista da Série Açores de Futsal”, elencou.

Da mesma forma, endereçou “as maiores felicidades ao Lusitânia, que depende apenas de si para subir à 3ª Liga de Futebol, e para se manter na 1ª Divisão do escalão Sub-19”, concluiu.